Gestões de água Ota: contratos, faturas, leituras
Se é utilizador de água em Ota, Alenquer, e sabe qual é o seu fornecedor de água, veja tudo o que precisa sobre os contratos e tarifas da água, assim, como consultar a fatura da água para dar a contagem da água e extratir a leitura do seu contador.
Gestões de água em Ota, Alenquer
A companhia de água responsável pelo abastecimento de água em Ota, Alenquer, serve uma população de habitantes.
É devido ao fornecimento de água que os consumidores procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para fazer um novo contrato de água, cessar o seu contrato de água, mudar de titular do contrato de água, consultar o preço da água, dar a contagem da água ou solicitar informações sobre a conta de água.
Para contactar com Águas de Alenquer é possível ligar o + 351 263 731 210. A Águas de Alenquer situa-se em Rua Sacadura Cabral, 22 C - R/C , 2580-371.
Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua companhia de água Águas de AlenquerAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Contacte um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a Águas de Alenquer através de + 351 263 731 210.
Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.
Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da companhia de água Águas de Alenquer seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifários de água em Ota, Alenquer
Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
O preço da fatura da água divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
- Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Ota: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Ota é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Ota.
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como fazer um contrato de água em Ota, Alenquer
Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca do seu novo contrato de água para sua casa ou empresa em Ota Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 Serviço Grátis
Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Para fazer um contrato de água em Ota deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à Águas de Alenquer.
Para isso, deverá ter a certeza de que é detentor de um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Vigência do Contrato da Água com a Águas de Alenquer
O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.
O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..
Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:
- A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cancelar o contrato de água em Ota
O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da Águas de Alenquer a qualquer momento, por desocupação do imóvel.
De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à Águas de Alenquer e facultar a nova morada para envio da última fatura.
Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a Águas de Alenquer através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.
Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas empresas de água cobram uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o cancelamento do contrato de fornecimento de água em Ota.
Assim, quando decidir colocar termo ao seu contrato de água com a Águas de Alenquer, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Mudança de Titularidade o Contrato de Água em Ota
A solicitação da transmissão do contrato de água à Ota é permitido aos utilizadores:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Ota terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
|
---|---|
Óbito ou viuvez |
|
Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Ota.
Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.
No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita
Requerer a Ligação de Água à Águas de Alenquer
Desde logo, para solicitar a ligação da água no seu imóvel deverá contactar a Águas de Alenquer.
Em princípio, a companhia de água Águas de Alenquer, será a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da Águas de Alenquer
Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da Águas de Alenquer, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.
O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.
Dar a leitura da água à Águas de Alenquer: contagem e contadores
Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à Águas de Alenquer de maneira a evitar uma faturação por estimativas.
Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à Águas de Alenquer saiba como ler o contador de água no seu caso:
Contador da Água | Como extratir a contagem de água |
---|---|
![]() |
✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 números indicados nos ponteiros ✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
![]() |
✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
![]() |
✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 dígitos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
![]() |
✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
![]() |
✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
![]() |
✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da Águas de Alenquer para fazer a contagem da água do seu contador.
A lei tipifica que deve ser permitido o acesso do técnico junto do contador. No caso de ser impedido por três vezes consecutivas, o fornecimento de água será suspenso.
O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.
- Veja quais os municipios mais próximos de Ota :