
Serviço de Água
Serviço de apoio às suas gestões de água
Chamada Simples
Apoio Profissional Grátis
Solução Rápida
A gestão da pressão da água é essencial para o bom funcionamento dos sistemas hidráulicos. O pressurizador de água e a válvula redutora de pressão asseguram que a água se mantém nos níveis ideais de pressão.
A pressão da água é, em termos simples, a força com a qual a água é expelida pelos pontos de saída, como torneiras, chuveiros ou mangueiras. A pressão de água é medida em bares.
A pressão de água ideal varia conforme o contexto. Numa casa, estima-se um intervalo recomendado de 2 a 4 bar.
Porém, podem existir problemas de pressão de água, isto é, no qual ela é insuficiente ou em excesso. Estes extremos levam a diferentes consequências e, por isso, exijem distintas abordagens e tratamentos.
Saiba mais detalhes sobre cada uma destas condições em seguida.
Um dos problemas mais comuns dentro deste tema passa pela falta de pressão de água no geral, algo que, entre outros motivos, se pode dever a uma fuga de água.
Mais especificamente, podemos ter em conta ocorrências como casos de pouca pressão da água quente, algo diretamente relacionado com pouca pressão de água no esquentador.
As causas por detrás desta questão estão habitualmente associadas a constrangimentos no sistema de aquecimento de águas sanitárias, pelo que é aconselhável obter a devida assistência técnica.
Ainda assim, se a sua pressão da água em casa for muito baixa, pode ser necessário fazer ajustes que potenciem o fluxo.
Uma das soluções capazes de dar resposta a este problema passa pela instalação de um pressurizador da água, cujas características detalhamos em baixo.
Por outro lado, também pode experienciar uma situação de pressão de água muito alta no seu domicílio.
Isto acontece quando a água sai com uma força acima dos valores recomendados anteriormente.
O excesso de pressão de água pode trazer consequências, sobretudo, ao nível da danificação das tubagens e aparelhos com passagem de água.
Além disso, leva a consumos excessivos de água, contribuindo para o seu desperdício e refletindo diretamente nos valores da fatura da água.
Neste caso, o recomendado a utilizar é uma válvula redutora de pressão da água, apresentada em seguida.
A gestão da pressão da água é fundamental para a eficiência e o bom funcionamento dos sistemas hidráulicos.
Para isso, existem dois dispositivos de controlo principais: o pressurizador de água, que aumenta a pressão abaixo do ideal, e a válvula redutora de pressão da água, que diminui a pressão excessiva na rede.
Ambos os equipamentos desempenham papéis complementares na regulação do fluxo e pressão da água, garantindo maior conforto e segurança no uso diário.
Consulte as diferentes características de cada um destes reguladores de pressão da água, bem como a forma de operar, impacto e outras informações de relevo.
Um pressurizador de água é o equipamento desenvolvido para aumentar a pressão de água dos sistemas hidráulicos.
É utilizado em contextos residenciais, comerciais e indústrias, garantindo um fluxo de água regular e adequado nos pontos de consumo, como chuveiros, torneiras e máquinas de lavar.
O pressurizador é composto por um sistema que integra uma bomba de pressão de água, a qual atua antes da água ser distribuida.
Para além disso, este equipamento conta também com um sensor de pressão da água, que deteta os níveis de baixa pressão de água do sistema, ativando a bomba de água nesses casos.
Em termos de vantagens, a utilização do pressurizador da água assegura o seguinte:
Quer falar com um especialista?
Deixe-nos o seu contacto e ligamos-lhe grátis.
Existem diferentes tipos de pressurizadores de água, que são colocados de acordo com o de local de consumo e as suas características.
A instalação do pressurizador de água pode ser realizada tanto no exterior como no interior do local de consumo.
Além do mais, o pressurizador pode ser colocado em pontos estratégicos, dependendo do objetivo:
Neste caso, a válvula redutora de água tem a função contrária à do pressurizador, isto é, diminui a pressão nos pontos de saída, mantendo a pressão constante e dentro dos limites seguros.
Em termos de funcionamento, este dispositivo contém um mecanismo interno que restringe o fluxo de água em residências, sistemas industriais e até redes de irrigação e aquecimento.
Existem diferentes tipos de válvulas redutoras de água, sendo uma das mais comuns a válvula de pressão redutora direta.
De forma simples, a ação direta da válvula redutora de pressão opera de duas formas:
É de notar a utilidade da válvula direta para contextos domésticos, destacando-se a sua pequena dimensão e facilidade de instalação e manutenção, entre outras mais-valias.
Como posso aumentar a pressão de água no meu esquentador?
Se experienciar baixa pressão da água no esquentador, o problema pode estar relacionado com o sistema de aquecimento. Uma solução é instalar um pressurizador da água para melhorar o fluxo e a pressão, sendo também recomendada a assistência técnica.
Quais as consequências associadas ao excesso de pressão de água?
A pressão de água em excesso pode danificar as tubagens e aparelhos que utilizam água, além de provocar o seu consumo excessivo. Isto leva ao desperdício deste recurso e a um aumento no custo da fatura da água.
Como funciona o pressurizador de água?
O funcionamento do pressurizador da água envolve uma bomba de pressão, que atua antes da água ser distribuída. Além disso, o equipamento possui um sensor de pressão que deteta níveis abaixo do ideal, accionando a bomba para aumentar a pressão sempre que necessário.
A válvula redutora de água direta é adequada para uma residência?
Sim, a válvula redutora de água direta é ideal para uso doméstico, oferecendo uma solução prática e eficiente para controlar a pressão da água em casa. Destaca-se pelo seu tamanho compacto, além de ser fácil de instalar e manter.