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Está a par de toda a informação incluída na sua fatura da água? Descubra o que pode consultar neste documento, conheça as opções de pagamento da conta de água e saiba como reclamar em caso de consumos anómalos.
A fatura da água é o documento emitido pela entidade abastecedora, no qual são cobrados os consumos de água e os serviços relacionados por um período de tempo específico.
Além do serviço de abastecimento de água, a fatura inclui a cobrança de outras atividades desempenhadas pela abastecedora ao serviço do consumidor.
Por exemplo, estão contempladas as despesas relativas aos serviços de saneamento e à gestão de resíduos sólidos na fatura da água, bem como das demais taxas associadas a estas atividades.
Em seguida, explicaremos as secções habitualmente contempladas na conta da água em Portugal, para que saiba consultar este documento com facilidade.
Atenção!
Regra geral, a fatura da água é de emissão bimestral mas também pode ser mensal, dependendo das condições de cada companhia.
A quantidade de informação que consta numa fatura da água pode parecer inicialmente complexa, mas entender o que a compõe ajuda-o a gerir melhor os seus consumos e até a identificar cobranças indevidas.
Embora dependa, uma vez mais, da companhia, consulte abaixo as secções habitualmente incluídas nas faturas da água:
Quer saber mais sobre a fatura da sua companhia? Verifique algumas das fornecedoras com conteúdo específico sobre este tema:
Se a abastecedora do seu concelho não consta na lista acima, aceda a todas as fornecedoras em Portugal.
Depois de ter explorado este documento, deve ficar a par das opções mais comuns para pagar as faturas de água.
Estes variam entre vias digitais e tradicionais, pelo que deve escolher a alternativa que melhor se adequa às suas preferências e às modalidades disponibilizadas pela sua companhia.
Conheça estas vias aqui:
Principais meios de pagamento da fatura da água
Débito Direto
Multibanco
Lojas
MB Way
Postos CTT
Payshop
Se deixou passar o prazo de pagamento da fatura da água, verifique de imediato as condições oferecidas pela sua companhia para este tipo de situações.
O procedimento dependerá das políticas da entidade, sendo importante alinhar-se com as opções e soluções propostas pela companhia para lidar com este tipo de incumprimento.
Ainda assim, deixamos-lhe algumas orientações gerais para que faça a gestão do seu atraso no pagamento da fatura da água:
Para evitar novos atrasos, é importante estar atento a qualquer tentativa de contacto por parte da sua companhia, como chamadas, mensagens, Emails e carta.
Tal é justificado pelo facto de, por norma, as companhias enviarem avisos sobre irregularidades no pagamento, especialmente antes de aplicarem penalizações.
Outra forma de prevenir este tipo de atrasos é através da modalidade de pagamento por débito direto. Explore este método no capítulo seguinte.
O ato de pagar a fatura da água por débito direto é uma forma de pagamento automatizado no qual o valor da fatura é retirado automaticamente da conta bancária na data acordada, sem necessidade de realizar qualquer ação manual.
Este é um processo com variadas vantagens, entre as quais:
A adesão ao débito direto é um processo simples e possível através da rede Multibanco, além de alguns meios a determinar pela empresa, como balcão digital, Email ou carta.
Pode ainda optar por complementar esta modalidade ao aderir à fatura eletrónica da água, recebendo-a por Email. Ambas as opções costumam ser ativadas em simultâneo, pelo mesmo processo e canais de adesão.
Sabia que?
Optar pela fatura eletrónica é gratuito e, frequentemente, as companhias oferecem um desconto no pagamento mensal, como incentivo pela dispensa da fatura em papel.
Se pretende efetuar uma reavaliação dos valores da fatura da água deve, uma vez mais, informar-se junto da sua fornecedora. Esta é uma requisição muito comum em casos de fuga de água ou consumos anómalos.
Para apresentar a reclamação, é fundamental reunir os dados necessários para reportar o sucedido.
As informações mais relevantes a incluir são:
Com estes elementos reunidos, deve proceder à elaboração da sua reclamação da fatura da água.
Deve incluir as suas informações de cliente e descrever o problema através de detalhes como a diferença entre o consumo faturado pela companhia e o consumo real registado.
Para o envio da reclamação, confira as opções de contacto da sua companhia. A comunicação por correspondência é frequentemente dirigida à sede da empresa.
Após enviar a carta, a empresa tem um prazo legal para responder à reclamação, de acordo com a legislação em vigor. Caso não receba uma resposta dentro desse prazo, deve contactar novamente a fornecedora para obter uma atualização.
Para além do mais, conta, na maioria das vezes, com o contacto por Email e o balcão de atendimento presencial para tratar deste tipo de temas.
De quanto em quanto tempo é emitida a fatura da água?
A frequência da emissão da fatura da água varia conforme a abastecedora, mas geralmente é de dois em dois meses (bimestral) ou de mês a mês (mensal).
Que informação costuma estar incluída na fatura da água?
Ao consultar a sua fatura da água pode aceder aos dados do cliente, consumo e período faturado, histórico de consumo, resumo das despesas, leituras da água e contactos da companhia.
Como posso pagar a fatura da água?
As principais vias para pagar a fatura da água incluem Débito Direto, Multibanco, MB Way, lojas físicas da entidade fornecedora, Postos CTT e agentes Payshop.
Posso ser penalizado por um atraso no pagamento da fatura da água?
Sim, pode ser penalizado por um atraso no pagamento da fatura da água. As sanções são determinadas pela própria companhia de água e variam de acordo com a situação de cada utilizador.
O que devo reunir para fazer uma reclamação sobre a fatura da água?
Se quer reclamar sobre a sua fatura da água, as informações essenciais a incluir ao comunicar com a companhia são: dados do cliente, número da fatura e registo das últimas leituras do contador de água.