Faturas AGERE: Leituras, Débito Direto e Fatura Eletrónica
Aprenda a interpretar a fatura da AGERE Braga, comunique a leitura da sua conta de água e conheça os passos para aderir às modalidades de faturação eletrónica e débito direto na AGERE.
Saiba como ler a sua fatura da AGERE
Entender detalhadamente as faturas da AGERE permite-lhe gerir a sua conta da água da melhor forma e dar a leitura do contador à AGERE da forma correta. Para isso, verifique todas as especificações presentes neste documento:
Frente da fatura da AGERE:

1. Dados pessoais do titular (Nome, Número de Contribuinte e Número de Cliente ou de Conta);
2. Morada para envio de correspondência de cliente;
3. Morada de instalação do contador da AGERE;
4. Período de tempo do consumo faturado;
5. Prazo para pagar o consumo faturado*;
6. Resumo da fatura, com registo dos gastos nos serviços do abastecimento de água, saneamento, recolha de resíduos e taxas, IVA ou outros custos associados;
7. Gráfico do consumo médio diário faturado nos últimos 12 meses;
8. Extrato dos movimentos da conta de cliente e do saldo anterior e atual;
9. Secção de comunicação de leituras, com todos os detalhes para dar a contagem (contacto, referência e valores da leitura);
10. Campo para eventuais informações adicionais;
11. Principais contactos da AGERE (Telefone, Email e Site);
12. Indicações para pagamento da fatura.
*Após este prazo, são aplicados juros moratórios e o serviço de abastecimento pode ser suspenso.
Atenção!
O saldo identificado no ponto 8 da secção 'Conta Corrente' pode não abranger o valor total em dívida. É importante verificar se recebeu a mensagem de dívida que é regularizada em loja AGERE ou na própria Conta Corrente.
Se entretanto já liquidou o valor em dívida, considere então apenas o Saldo Atual.
Verso da fatura da AGERE:

13. Número e Data de Fatura;
14. Tipo de tarifa de consumo AGERE;
15. Características do contador da água instalado (Número do Contador e Diâmetro ou Caudal);
16. Informações sobre a última leitura anterior considerada (Data e Valor do consumo faturado);
17. Informações sobre a leitura atual (Data e Valor do consumo faturado);
18. Variação entre as duas leituras;
19. Explicação total dos custos nos serviços do abastecimento de água, saneamento, recolha de resíduos e taxas;
20. QR Code correspondente à sua fatura, disponível para registo através da fatura eletrónica da AGERE;
21. Descrição de custos associados ao serviço de gestão de resíduos;
22. Descrição do controlo de qualidade da água da região;
23. Resumo da fatura, com o cumprimento de qualidade da água de abastecimento e de águas residuais e a gestão dos resíduos urbanos.
Onde comunico as leituras à AGERE?
Uma vez familiarizado com a faturação da água, indicamos-lhe agora como pode comunicar à AGERE a leitura dos seus consumos.
Este processo pode ser feito através dos seguintes contactos de leituras da AGERE Braga:
- Balcão Digital da AGERE: Acessível pelo topo da página do site da AGERE, em 'Balcão Digital';
- Telefone da AGERE: 800 50 11 33 (Disponível 24h);
- Site da AGERE: Disponível na página de leituras da AGERE Online, mediante preenchimento dos dados com os seus Números de Cliente, de Conta e de Instalação.
Saiba mais sobre outros contactos da AGERE disponíveis.
Adesão à Fatura Eletrónica e ao Débito Direto na AGERE
A fatura eletrónica da AGERE é enviada para o seu email, substituindo a versão tradicional, em papel, da fatura da AGERE.
Já o pagamento por débito direto da AGERE é uma modalidade que vem facilitar a gestão da sua conta, trazendo vantagens como, por exemplo, evitar faturas em atraso da AGERE ou reduzir o número de idas a uma loja física da AGERE.
Ambas as opções podem ser requisitadas via balcão digital da AGERE. Para tal, basta aceder a este portal, entrar com os seus dados de acesso e escolher a opção Ver Contrato.
Depois disso, siga os diferentes procedimentos disponíveis abaixo para cada tipo de adesão.
Para a adesão à fatura eletrónica no portal da AGERE:
- No final da página, clique em Ativar, dentro da secção de Fatura Eletrónica;
- Insira o Email que quer associar ao envio da faturação dos seus consumos;
- Aceite os Termos e Condições;
- Clique em Submeter.
Para a adesão ao débito direto no portal da AGERE:
- No final da página, clique em Ativar, dentro da secção de Débito Direto;
- Registe o IBAN e os dados pessoais de contacto;
- Clique em Submeter.
Além disso, a inscrição pode também ser feita através dos formulários concebidos para cada uma destas adesões, acessíveis na secção 'Clientes' no site da companhia.
Adicionalmente, pode recorrer ao formulário geral de adesão ao débito direto e fatura eletrónica da AGERE, que lhe permite ativar as duas modalidades em simultâneo.
Neste último, deve incluir a seguinte informação:
- Dados pessoais do Titular (Nome, Telefone, Email, Número de Contribuinte, Documento de Identificação e IBAN);
- Dados da conta AGERE (Número de Cliente ou de Conta e Local de Consumo);
- Anexo de fotocópia do Documento de Identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Cartão de Contribuinte). Alternativamente, pode ainda apresentar a Certidão Permanente ou o Código;
- Apenas para a adesão ao débito direto: Anexo de Comprovativo de IBAN.
Perguntas Frequentes sobre as Faturas e Leituras da AGERE Braga
Quais os meios para comunicar a leitura da AGERE?
Pode enviar a sua leitura à AGERE através dos seguintes contactos: balcão digital, telefone ou site da AGERE. Verifique estes e outros meios de contacto com a AGERE Braga.
Onde posso fazer a adesão à fatura eletrónica da AGERE?
Para aderir à faturação por email da AGERE utilize as vias online disponíveis: pelo balcão digital da AGERE ou no site AGERE, tanto pelos formulários individuais acessíveis na secção 'Clientes' como pelo formulário geral de adesão ao débito direto e fatura eletrónica da AGERE, que também permite ativar o pagamento por débito direto.
Como ativo o pagamento por débito direto no portal da AGERE?
Deve entrar no balcão digital da AGERE com os seus dados de acesso, seleccionando de imediato a opção 'Ver Contrato'. No final da página clique em 'Ativar', dentro de Débito Direto. Preencha e submeta o formulário e já está, o seu pedido foi feito com sucesso!