Processos de água Santiago da Guarda: contratos, faturas, leituras

Se é cliente de água em Santiago da Guarda, Ansião, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.

Processos de água em Santiago da Guarda, Ansião

A empresa de água responsável pelo fornecimento de água em Santiago da Guarda, Ansião, serve uma população de habitantes.

É devido à provisão de água que os clientes procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para efetuar um novo contrato de água, cessar o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, verificar a tarifa da água, dar a contagem da água ou pedir informações sobre o contrato da água.

Para contactar com APIN terá que se dirigir presencialmente ao balcão de atendimento: Zona Industrial de Penela, lote 15 , 3230-347.

Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua empresa de água APINAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Informe-se com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.

Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a APIN através de .

Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.

Damos apoio para qualquer questão junto da empresa de água APIN seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Tarifários de água em Santiago da Guarda, Ansião

Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.

As tarifas da água deverão ser públicas para os utilizadores junto dos balcões de atendimento e nos websites das entidade gestora e entidade titular.

A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
  • Tarifa Variável: depende do consumo de água, das águas residuais ou da recolha de resíduos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Santiago da Guarda: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar

Para que possa celebrar, rescindir ou alterar o contrato de água em Santiago da Guarda é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Santiago da Guarda.

Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como contratar água em Santiago da Guarda, Ansião

Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..

Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em Santiago da Guarda Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Interrupção do serviço de abastecimento de água por facto imputável ao utilizador Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço

Do mesmo modo, o contrato de água em Santiago da Guarda vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à APIN.

Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Duração do contrato de água com a APIN

O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.

Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..

Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:

  • Após a ligação do ramal à rede predial, caso o serviço for prestado por redes fixas, com a exceção no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cessar o contrato de água em Santiago da Guarda

O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da APIN a qualquer momento, pelo ocupante legítimo do imóvel.

De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à APIN e indicar a morada para o envio da última fatura.

É possível rescindir o seu contrato de água com a APIN por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento.

Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento ao utilizador aquando do pedido rescisão do contrato de água em Santiago da Guarda.

Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a APIN, tenha consigo os documentos seguintes

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

A rescisão do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos ocorre por denúncia, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Transmissão de Titular do Contrato de Água em Santiago da Guarda

O pedido de alteração de titularidade do contrato de água com a Santiago da Guarda é possível para os seguintes utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para pedir a alteração de titular do contrato de água junto da Santiago da Guarda terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Santiago da Guarda.

A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.

No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita

Solicitar a Ligação de Água à APIN

Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da APIN.

Em princípio, a companhia de água APIN, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da APIN

Em primeiro lugar, a instalação dos ramais de ligação depende de uma avaliação técnica e económica por parte da APIN, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.

Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.

Dar contagem da água à APIN: contadores e contagens

Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à APIN por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..

Consulte data indicada na sua fatura para dar a contagem da água na altura do mês mais correta.

contador da agua

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à APIN saiba como ler o contador de água no seu caso:

 
Contadores de Água Como extratir a contagem de água
contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da APIN para extrair a contagem do seu contador de água.

A lei dita que o técnico deve poder aceder a junto do contador de água. Caso seja impedido por três vezes seguidas, o abastecimento de água será suspenso.

O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.