Processos de água Tropeço: contratos, faturas, leituras
Se é cliente de água em Tropeço, Arouca, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
Processos de água em Tropeço, Arouca
A empresa de água responsável pela provisão de água em Tropeço, Arouca, serve uma população de habitantes.
É devido ao abastecimento de água que os clientes procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para celebrar um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, verificar a tarifa da água, dar a contagem da água ou pedir informações sobre a fatura da água.
Para contactar com Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) é possível ligar o + 351 259 309 370. A Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) situa-se em Rua Dom Pedro de Castro, n.º 1A , 5000-669.
Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua empresa de água Águas do Norte (Parceria Estado/municípios)Mude de titular do seu contrato de água, luz, gás.... num telefonema. Contacte um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) através de + 351 259 309 370.
Igualmente, poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.
Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da empresa de água Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifas de água em Tropeço, Arouca
Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.
O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de abastecimento público de água, serviços de saneamento e águas residuais;
- Tarifa Variável: depende do consumo de água, das águas residuais ou da recolha de resíduos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Tropeço: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Tropeço é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Tropeço.
Como tal, terá de ser um dos seguintes utilizadores com título válido:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como contratar água em Tropeço, Arouca
Os contratos de fornecimento e de recolha devem ser realizados por escrito, assim como podem ser celebrados à distância, ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca do seu novo contrato de água para sua casa ou empresa em Tropeço Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Interrupção do serviço de abastecimento de água por facto imputável ao utilizador Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Quando celebrar um contrato de água em Tropeço vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à Águas do Norte (Parceria Estado/municípios).
É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Vigência do Contrato da Água com a Águas do Norte (Parceria Estado/municípios)
O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.
Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..
Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:
- A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cancelar o contrato de água em Tropeço
O contrato de água pode ser cancelado junto da Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) a qualquer momento, pelo ocupante legítimo do imóvel.
De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) e facultar a nova morada para envio da última fatura.
Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento.
Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o pedido rescisão do contrato de água em Tropeço.
Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a Águas do Norte (Parceria Estado/municípios), tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
A rescisão do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos ocorre por denúncia, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Mudança de Titularidade o Contrato de Água em Tropeço
A mudança de titular do contrato de água com a Tropeço é permitido aos utilizadores:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para mudar de titular do contrato de água junto da Tropeço deverá apresentar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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É possível solicitar a transmissão do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Tropeço.
Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.
No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita
Solicitar a Ligação de Água à Águas do Norte (Parceria Estado/municípios)
Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da Águas do Norte (Parceria Estado/municípios).
Em princípio, a companhia de água Águas do Norte (Parceria Estado/municípios), terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da Águas do Norte (Parceria Estado/municípios)
Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da Águas do Norte (Parceria Estado/municípios), sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.
No caso da distância entre o imóvel e o ramal de ligação superar os 20 (vinte) metros de distância, o utilizador poderá ser responsável pela respetiva faturação.
Dar contagem da água à Águas do Norte (Parceria Estado/municípios): contadores e contagens
Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) de maneira a evitar uma faturação por estimativas.
Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

Se já tem ideia sobre a data ideal para enviar as suas leituras da água à Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) saiba como ler o contador de água no seu caso:
Contador da Água | Como ler o contador de água |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
A cada 6 meses, será enviado um técnico da Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) para extrair a contagem do seu contador de água.
A lei dita que o técnico deve poder aceder a junto do contador de água. Caso seja impedido por três vezes seguidas, o abastecimento de água será suspenso.
A companhia de água decide o diâmetro do contador da água com base no tipo de consumo e perfil de consumidor.
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