Serviços de água Priscos: contratos, faturas, leituras

Se é utilizador de água em Priscos, Braga, e já conhece a sua companhia de água, saiba tudo sobre os contratos de água, as tarifas da água, como enviar as leituras e qual data para o efeito, indicada na fatura da água.

Serviços de água em Priscos, Braga

A companhia de água responsável pelo fornecimento de água em Priscos, Braga, serve uma população de habitantes.

É devido ao fornecimento de água que os consumidores procuram o serviço de apoio ao utilzador, seja para efetuar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, mudar de titular do contrato de água, confirmar o tarifário de água, enviar a leitura da água ou pedir informações sobre o contrato da água.

Para contactar com AGERE é possível ligar o + 351 253 205 001. A AGERE localiza-se em Praça Conde Agrolongo, 115 , 4700-312.

Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água AGEREAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.

Para solicitar o fornecimento de água no seu concelho será necessário ligar à AGERE através de + 351 253 205 001.

Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.

Damos apoio para qualquer questão junto da companhia de água AGERE seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Tarifários de água em Priscos, Braga

Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.

As tarifas da água deverão ser públicas para os utilizadores junto dos balcões de atendimento e nos websites das entidade gestora e entidade titular.

A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de abastecimento público de água, serviços de saneamento e águas residuais;
  • Tarifa Variável: depende do consumo de água, das águas residuais ou da recolha de resíduos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Priscos: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar

Para que possa celebrar, rescindir ou alterar o contrato de água em Priscos é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Priscos.

Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como celebrar um contrato de água em Priscos, Braga

Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..

Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Priscos Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço

Para fazer um contrato de água em Priscos terá de reunir a documentação de identificação e prova de ocupação legítima do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à AGERE.

Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Duração do contrato de água com a AGERE

O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.

O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..

Sempre que o serviço de recolha de águas residuais se contratulize de forma autónoma do contrato de abastecimento de água, aquele produzirá efeitos:

  • A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cessar o contrato de água em Priscos

O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da AGERE a qualquer momento, por desocupação do imóvel.

Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à AGERE e indicar a morada para o envio da última fatura.

Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a AGERE por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento.

Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento ao utilizador aquando do cancelamento do contrato de água em Priscos.

Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a AGERE, tenha consigo os documentos seguintes

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

A rescisão do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos ocorre por denúncia, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Transmissão de Titular do Contrato de Água em Priscos

O pedido de alteração de titularidade do contrato de água com a Priscos é permitido para os utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Priscos terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Priscos.

Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.

No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita

Solicitar a Ligação de Água à AGERE

Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da AGERE.

Em princípio, a entidade gestora AGERE, será a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da AGERE

Em primeiro lugar, a instalação dos ramais de ligação depende de uma avaliação técnica e económica por parte da AGERE, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.

Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.

Dar a leitura da água à AGERE: leituras e contadores

Desde logo, deverá dar a leitura de água mensalmente à AGERE de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.

Consulte data indicada na sua fatura para dar a contagem da água na altura do mês mais correta.

contador da agua

Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à AGERE fique a saber como ler o seu contador de água:

 
Contadores de Água Como fazer a contagem da água
contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros

✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

A cada 6 meses, será enviado um técnico da AGERE para extrair a contagem do seu contador de água.

A lei dita que o técnico deve poder aceder a junto do contador de água. Caso seja impedido por três vezes seguidas, o abastecimento de água será suspenso.

O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.