Serviços de água União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro: contratos, faturas, leituras

Se é utilizador de água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro, Caldas da Rainha, e sabe qual é o seu fornecedor de água, veja tudo o que precisa sobre os contratos e tarifas da água, assim, como consultar a fatura da água para dar a contagem da água e extratir a leitura do seu contador.

Serviços de água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro, Caldas da Rainha

A empresa de água responsável pelo abastecimento de água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro, Caldas da Rainha, serve uma população de habitantes.

É devido ao abastecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para celebrar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, alterar de titular do contrato de água, verificar a tarifa da água, comunicar a leitura da água ou pedir informações sobre a fatura da água.

Para contactar com SMAS de Caldas da Rainha é possível ligar o + 351 262 240 002. A SMAS de Caldas da Rainha encontra-se em Prç. 25 de Abril Edíficio Paços do Concelho, 2500-110.

Pedir informações sobre o contrato de água e sobre a sua empresa de água SMAS de Caldas da RainhaMude de titular do seu contrato de água, luz, gás.... num telefonema. Informe-se com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.

Para solicitar o fornecimento de água no seu concelho será necessário ligar à SMAS de Caldas da Rainha através de + 351 262 240 002.

Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.

Damos apoio para qualquer questão junto da empresa de água SMAS de Caldas da Rainha seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Tarifas de água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro, Caldas da Rainha

Os preços da água são estabelecidos pelas companhias de água em Janeiro de cada ano.

As tarifas da água deverão ser públicas para os utilizadores junto dos balcões de atendimento e nos websites das entidade gestora e entidade titular.

O preço da fatura da água divide-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
  • Tarifa Variável: oscila em função da água que é consumida, das águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro: quem pode celebrar, rescindir, alterar e como

Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro.

Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como contratar água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro, Caldas da Rainha

Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..

Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 Serviço Grátis
Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço

Quando celebrar um contrato de água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro terá de reunir a documentação de identificação e prova de ocupação legítima do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à SMAS de Caldas da Rainha.

Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Vigência do Contrato da Água com a SMAS de Caldas da Rainha

O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.

Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..

Sempre que o serviço de recolha de águas residuais se contratulize de forma autónoma do contrato de abastecimento de água, aquele produzirá efeitos:

  • A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cessar o contrato de água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro

O contrato de água pode ser cancelado junto da SMAS de Caldas da Rainha a qualquer momento, por desocupação do imóvel.

Para que o cancelamento do contrato se torne efectivo, deverá enviar a última contagem da água à SMAS de Caldas da Rainha e informar sobre a morada para envio da última fatura.

Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a SMAS de Caldas da Rainha através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.

Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o cancelamento do contrato de água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro.

Assim, quando decidir colocar termo ao seu contrato de água com a SMAS de Caldas da Rainha, deverá ter à mão os documentos seguintes:

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O cancelamento do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando o mesmo seja denunciado, nos termos do artigo 79.º ou por caducidade, nos termos do artigo 80.º

Alteração de titularidade do contrato de água em União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro

A mudança de titular do contrato de água com a União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro é possível para os seguintes utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para mudar de titular do contrato de água junto da União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento União das freguesias de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro.

A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.

No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita

Requerer a Ligação de Água à SMAS de Caldas da Rainha

Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da SMAS de Caldas da Rainha.

Em princípio, a entidade gestora SMAS de Caldas da Rainha, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da SMAS de Caldas da Rainha

Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da SMAS de Caldas da Rainha, sempre e quando se verifique a superação dos 20 (vinte) metros de distância.

O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.

Dar a leitura da água à SMAS de Caldas da Rainha: contagem e contadores

Desde logo, deverá dar a leitura de água mensalmente à SMAS de Caldas da Rainha de maneira a evitar uma faturação por estimativas.

Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

contador da agua

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à SMAS de Caldas da Rainha fique a saber como ler o seu contador de água:

 
Tipo de Contador Como fazer a contagem da água
contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 dígitos indicados nos ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da SMAS de Caldas da Rainha para extrair a contagem do seu contador de água.

A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.

O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.