Processos de água Vile: contratos, faturas, leituras
Se é cliente de água em Vile, Caminha, e sabe qual é o seu fornecedor de água, veja tudo o que precisa sobre os contratos e tarifas da água, assim, como consultar a fatura da água para dar a contagem da água e extratir a leitura do seu contador.
Processos de água em Vile, Caminha
A empresa de água responsável pelo abastecimento de água em Vile, Caminha, serve uma população de habitantes.
É devido ao abastecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para efetuar um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, alterar de titular do contrato de água, consultar o preço da água, dar a contagem da água ou solicitar informações sobre a conta de água.
Para contactar com Águas do Alto Minho é possível ligar o + 351 258 806 900. A Águas do Alto Minho situa-se em Rua Frei Bartolomeu Mártires n.º 156 , 4904-878.
Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua empresa de água Águas do Alto MinhoAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Contacte um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a Águas do Alto Minho através de + 351 258 806 900.
Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.
Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da empresa de água Águas do Alto Minho seja para contratações de água, contagens, tarifas, faturas e outros assuntos para clientes de água.
Tarifas de água em Vile, Caminha
Os preços da água são estabelecidos pelas companhias de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de abastecimento público de água, serviços de saneamento e águas residuais;
- Tarifa Variável: oscila em função da água que é consumida, das águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Vile: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Vile é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Vile.
Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Vile, Caminha
Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Vile Trate da contratação de água, energia e internet com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 Serviço Grátis
Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço
Quando celebrar um contrato de água em Vile deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à Águas do Alto Minho.
É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Duração do contrato de água com a Águas do Alto Minho
O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.
Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..
Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:
- Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- A partir da data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cessar o contrato de água em Vile
O contrato de água pode ser cancelado junto da Águas do Alto Minho a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.
Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à Águas do Alto Minho e facultar a nova morada para envio da última fatura.
Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a Águas do Alto Minho por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento.
Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o cancelamento do contrato de fornecimento de água em Vile.
Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a Águas do Alto Minho, reúna os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
A rescisão do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos ocorre por denúncia, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Alteração de titularidade do contrato de água em Vile
A solicitação da transmissão do contrato de água à Vile é permitido aos utilizadores:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Vile terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
|
---|---|
Óbito ou viuvez |
|
Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Vile.
Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.
No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita
Solicitar a Ligação de Água à Águas do Alto Minho
Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da Águas do Alto Minho.
Em princípio, a empresa de água na sua zona Águas do Alto Minho, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da Águas do Alto Minho
Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da Águas do Alto Minho, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.
No caso da distância entre o imóvel e o ramal de ligação superar os 20 (vinte) metros de distância, o utilizador poderá ser responsável pela respetiva faturação.
Dar a leitura da água à Águas do Alto Minho: leituras e contadores
Desde logo, deverá dar a leitura de água mensalmente à Águas do Alto Minho por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..
Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

Se já tem ideia sobre a data ideal para enviar as suas leituras da água à Águas do Alto Minho é também importante saber como ler o contador de água:
Contadores de Água | Como ler o contador de água |
---|---|
![]() |
✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 dígitos indicados nos ponteiros ✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
![]() |
✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
![]() |
✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
![]() |
✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
![]() |
✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
![]() |
✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
A cada 6 meses, será enviado um técnico da Águas do Alto Minho para extrair a leitura junto do seu contador.
A lei tipifica que deve ser permitido o acesso do técnico junto do contador. No caso de ser impedido por três vezes consecutivas, o fornecimento de água será suspenso.
A companhia de água decide o diâmetro do contador da água com base no tipo de consumo e perfil de consumidor.
- Veja quais os municipios mais próximos de Vile :