Serviços de água Altura: contratos, faturas, leituras
Se é consumidor de água em Altura, Castro Marim, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
Serviços de água em Altura, Castro Marim
A companhia de água responsável pelo abastecimento de água em Altura, Castro Marim, serve uma população de habitantes.
É devido ao abastecimento de água que os clientes procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para fazer um novo contrato de água, cessar o seu contrato de água, mudar de titular do contrato de água, confirmar o tarifário de água, dar a contagem da água ou pedir informações sobre o contrato da água.
Para contactar com CM de Castro Marim é possível ligar o + 351 281 510 740. A CM de Castro Marim localiza-se em Rua Dr. José Alves Moreira, 10 , 8950-138.
Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água CM de Castro MarimTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Castro Marim através de + 351 281 510 740.
Igualmente, poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.
Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da companhia de água CM de Castro Marim seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifas de água em Altura, Castro Marim
Os preços da água são estabelecidos pelas companhias de água em Janeiro de cada ano.
O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
- Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Altura: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Altura é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Altura.
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como contratar água em Altura, Castro Marim
Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca do seu novo contrato de água para sua casa ou empresa em Altura Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Interrupção do serviço de abastecimento de água por facto imputável ao utilizador Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço
Para fazer um contrato de água em Altura vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Castro Marim.
É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Permanência do contrato de água com a CM de Castro Marim
O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.
Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..
Sempre que o serviço de recolha de águas residuais se contratulize de forma autónoma do contrato de abastecimento de água, aquele produzirá efeitos:
- Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como rescindir o contrato de água em Altura
O ocupante legítimo do imóvel poderá cessar o contrato de água junto da CM de Castro Marim a qualquer momento, por desocupação do imóvel.
Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à CM de Castro Marim e facultar a nova morada para envio da última fatura.
Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a CM de Castro Marim através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.
Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o pedido rescisão do contrato de água em Altura.
Assim, quando decidir colocar termo ao seu contrato de água com a CM de Castro Marim, reúna os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O cancelamento do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando o mesmo seja denunciado, nos termos do artigo 79.º ou por caducidade, nos termos do artigo 80.º
Transmissão de Titular do Contrato de Água em Altura
A solicitação da transmissão do contrato de água à Altura é permitido para os utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Altura vai necessitar de facultar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Altura.
A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.
No entanto, poderá ser recusada a celebração do contrato de água entre o ocupante do imóvel e a companhia da água, se existir dívida pendente, salvo no caso da mesma ter sido prescrita
Pedir a Ligação da Água à CM de Castro Marim
Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da CM de Castro Marim.
Em princípio, a entidade gestora CM de Castro Marim, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Castro Marim
Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da CM de Castro Marim, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.
Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.
Dar contagem da água à CM de Castro Marim: leituras e contadores
Antes de mais, é importante dar a contagem da água mensalmente à CM de Castro Marim de maneira a evitar uma faturação por estimativas.
Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

Se já tem ideia sobre a data ideal para enviar as suas leituras da água à CM de Castro Marim fique a saber como ler o seu contador de água:
Contadores de Água | Como ler o contador de água |
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✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 dígitos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da CM de Castro Marim para extrair a contagem do seu contador de água.
A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.
O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.
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