Processos de água Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras): contratos, faturas, leituras

Se é cliente de água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras), Chaves, e sabe qual é o seu fornecedor de água, veja tudo o que precisa sobre os contratos e tarifas da água, assim, como consultar a fatura da água para dar a contagem da água e extratir a leitura do seu contador.

Processos de água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras), Chaves

A fornecedora de água responsável pelo fornecimento de água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras), Chaves, serve uma população de habitantes.

É devido ao abastecimento de água que os clientes procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para fazer um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, mudar de titular do contrato de água, consultar o preço da água, comunicar a leitura da água ou solicitar informações sobre a conta de água.

Para contactar com CM de Chaves é possível ligar o + 351 276 340 500. A CM de Chaves situa-se em Praça de Camões , 5400-150.

Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua fornecedora de água CM de ChavesTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Informe-se com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.

Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Chaves através de + 351 276 340 500.

Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.

Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da fornecedora de água CM de Chaves seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Tarifários de água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras), Chaves

Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.

As tarifas da água deverão ser públicas para os utilizadores junto dos balcões de atendimento e nos websites das entidade gestora e entidade titular.

A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
  • Tarifa Variável: oscila em função da água que é consumida, das águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras): quem pode celebrar, rescindir, alterar e como

Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras) é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras).

Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como contratar água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras), Chaves

Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..

Informe-se acerca do seu novo contrato de água para sua casa ou empresa em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras) Trate da contratação de água, energia e internet com um especialista da Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço

Para fazer um contrato de água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras) vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Chaves.

É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Duração do contrato de água com a CM de Chaves

O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.

Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..

Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:

  • Após a ligação do ramal à rede predial, caso o serviço for prestado por redes fixas, com a exceção no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como rescindir o contrato de água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras)

O ocupante legítimo do imóvel poderá cessar o contrato de água junto da CM de Chaves a qualquer momento, pelo ocupante legítimo do imóvel.

De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à CM de Chaves e indicar a morada para o envio da última fatura.

Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a CM de Chaves através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.

Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas empresas de água cobram uma taxa de cancelamento ao utilizador aquando do cancelamento do contrato de água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras).

Assim, quando decidir colocar termo ao seu contrato de água com a CM de Chaves, deverá ter à mão os documentos seguintes:

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O cancelamento do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando o mesmo seja denunciado, nos termos do artigo 79.º ou por caducidade, nos termos do artigo 80.º

Mudança de Titularidade o Contrato de Água em Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras)

A solicitação da transmissão do contrato de água à Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras) é possível para os seguintes utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para pedir a alteração de titular do contrato de água junto da Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras) vai necessitar de facultar alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Vidago (União das freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras).

A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.

No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita

Requerer a Ligação de Água à CM de Chaves

Desde logo, para solicitar a ligação da água no seu imóvel deverá contactar a CM de Chaves.

Em princípio, a companhia de água CM de Chaves, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Chaves

Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da CM de Chaves, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.

No caso da distância entre o imóvel e o ramal de ligação superar os 20 (vinte) metros de distância, o utilizador poderá ser responsável pela respetiva faturação.

Dar contagem da água à CM de Chaves: contagem e contadores

Antes de mais, é importante dar a contagem da água mensalmente à CM de Chaves de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.

Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

contador da agua

Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à CM de Chaves é também importante saber como ler o contador de água:

 
Contador da Água Como extratir a contagem de água
contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 dígitos indicados nos ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 dígitos com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

A cada 6 meses, será enviado um técnico da CM de Chaves para extrair a contagem do seu contador de água.

A lei dita que o técnico deve poder aceder a junto do contador de água. Caso seja impedido por três vezes seguidas, o abastecimento de água será suspenso.

O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.

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