Serviços de água Porches: contratos, faturas, leituras

Se é cliente de água em Porches, Lagoa - Algarve, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.

Serviços de água em Porches, Lagoa - Algarve

A companhia de água responsável pelo fornecimento de água em Porches, Lagoa - Algarve, serve uma população de habitantes.

É devido ao fornecimento de água que os consumidores procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para efetuar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, confirmar o tarifário de água, comunicar a leitura da água ou pedir informações sobre o contrato da água.

Para contactar com CM de Lagoa é possível ligar o + 351 282 380 400. A CM de Lagoa localiza-se em Largo do Município , 8400-851.

Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua companhia de água CM de LagoaAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Informe-se com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.

Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a CM de Lagoa através de + 351 282 380 400.

Igualmente, poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.

Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da companhia de água CM de Lagoa seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Tarifários de água em Porches, Lagoa - Algarve

As tarifas de água são publicados pelos fornecedores de água em Janeiro de cada ano.

As tarifas da água deverão ser públicas para os utilizadores junto dos balcões de atendimento e nos websites das entidade gestora e entidade titular.

A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
  • Tarifa Variável: oscila em função da água que é consumida, das águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Porches: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar

Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Porches vai ser necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Porches.

Como tal, terá de ser um dos seguintes utilizadores com título válido:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como celebrar um contrato de água em Porches, Lagoa - Algarve

Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..

Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Porches Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço

Para fazer um contrato de água em Porches terá de reunir a documentação de identificação e prova de ocupação legítima do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à CM de Lagoa.

É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Duração do contrato de água com a CM de Lagoa

O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.

Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..

Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:

  • A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cessar o contrato de água em Porches

O ocupante legítimo do imóvel poderá cessar o contrato de água junto da CM de Lagoa a qualquer momento, por desocupação do imóvel.

Para que o cancelamento do contrato se torne efectivo, deverá enviar a última contagem da água à CM de Lagoa e facultar a nova morada para envio da última fatura.

Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a CM de Lagoa através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento.

Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o pedido rescisão do contrato de água em Porches.

Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a CM de Lagoa, reúna os documentos seguintes

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Transmissão de Titular do Contrato de Água em Porches

A mudança de titular do contrato de água com a Porches é permitido aos utilizadores:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Porches terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Porches.

A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.

No entanto, poderá ser recusada a celebração do contrato de água entre o ocupante do imóvel e a companhia da água, se existir dívida pendente, salvo no caso da mesma ter sido prescrita

Requerer a Ligação de Água à CM de Lagoa

Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da CM de Lagoa.

Em princípio, a companhia de água CM de Lagoa, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Lagoa

Em primeiro lugar, a instalação dos ramais de ligação depende de uma avaliação técnica e económica por parte da CM de Lagoa, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.

Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.

Dar a leitura da água à CM de Lagoa: leituras e contadores

Desde logo, deverá dar a leitura de água mensalmente à CM de Lagoa de maneira a evitar uma faturação por estimativas.

Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

contador da agua

Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à CM de Lagoa é também importante saber como ler o contador de água:

 
Contadores de Água Como extratir a contagem de água
contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

Semestralmente, será enviado um técnico por parte da CM de Lagoa para extrair a leitura junto do seu contador.

A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.

O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.