Serviços de água Fanhões: contratos, faturas, leituras
Se é cliente de água em Fanhões, Loures, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
Serviços de água em Fanhões, Loures
A companhia de água responsável pela provisão de água em Fanhões, Loures, serve uma população de habitantes.
É devido à provisão de água que os consumidores procuram o serviço de apoio ao utilzador, seja para celebrar um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, verificar a tarifa da água, enviar a leitura da água ou solicitar informações sobre a conta de água.
Para contactar com SIMAR de Loures e Odivelas é possível ligar o + 351 219 848 500. A SIMAR de Loures e Odivelas localiza-se em Rua Ilha da Madeira, 2 , 2674-504.
Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua companhia de água SIMAR de Loures e OdivelasMude de titular do seu contrato de água, luz, gás.... num telefonema. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para solicitar o fornecimento de água no seu concelho será necessário ligar à SIMAR de Loures e Odivelas através de + 351 219 848 500.
Igualmente, poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.
Ajudamos a resolver a sua questão junto da companhia de água SIMAR de Loures e Odivelas seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifas de água em Fanhões, Loures
As tarifas de água são publicados pelos fornecedores de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
O preço da fatura da água divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
- Tarifa Variável: depende do consumo de água, das águas residuais ou da recolha de resíduos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Fanhões: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Fanhões é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Fanhões.
Como tal, terá de ser um dos seguintes utilizadores com título válido:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Fanhões, Loures
Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Fanhões Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Interrupção do serviço de abastecimento de água por facto imputável ao utilizador Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Do mesmo modo, o contrato de água em Fanhões deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à SIMAR de Loures e Odivelas.
É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Vigência do Contrato da Água com a SIMAR de Loures e Odivelas
O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.
O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..
Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:
- A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- A partir da data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cancelar o contrato de água em Fanhões
O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da SIMAR de Loures e Odivelas a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.
Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à SIMAR de Loures e Odivelas e facultar a nova morada para envio da última fatura.
Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a SIMAR de Loures e Odivelas através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.
Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento ao utilizador aquando do pedido rescisão do contrato de água em Fanhões.
Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a SIMAR de Loures e Odivelas, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Alteração de titularidade do contrato de água em Fanhões
A mudança de titular do contrato de água com a Fanhões é permitido aos utilizadores:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Fanhões terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Fanhões.
A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.
No entanto, poderá ser recusada a celebração do contrato de água entre o ocupante do imóvel e a companhia da água, se existir dívida pendente, salvo no caso da mesma ter sido prescrita
Solicitar a Ligação de Água à SIMAR de Loures e Odivelas
Desde logo, para solicitar a ligação da água no seu imóvel deverá contactar a SIMAR de Loures e Odivelas.
Em princípio, a companhia de água SIMAR de Loures e Odivelas, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da SIMAR de Loures e Odivelas
Em primeiro lugar, a instalação dos ramais de ligação depende de uma avaliação técnica e económica por parte da SIMAR de Loures e Odivelas, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.
No caso da distância entre o imóvel e o ramal de ligação superar os 20 (vinte) metros de distância, o utilizador poderá ser responsável pela respetiva faturação.
Dar contagem da água à SIMAR de Loures e Odivelas: contadores e contagens
Antes de mais, é importante dar a contagem da água mensalmente à SIMAR de Loures e Odivelas de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.
Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

Se já tem ideia sobre a data ideal para enviar as suas leituras da água à SIMAR de Loures e Odivelas fique a saber como ler o seu contador de água:
Tipo de Contador | Como fazer a contagem da água |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
Semestralmente, será enviado um técnico por parte da SIMAR de Loures e Odivelas para extrair a leitura junto do seu contador.
A lei dita que o técnico deve poder aceder a junto do contador de água. Caso seja impedido por três vezes seguidas, o abastecimento de água será suspenso.
O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.
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