Processos de água Loures: contratos, faturas, leituras
Se é consumidor de água em Loures, Loures, e sabe qual é o seu fornecedor de água, veja tudo o que precisa sobre os contratos e tarifas da água, assim, como consultar a fatura da água para dar a contagem da água e extratir a leitura do seu contador.
Processos de água em Loures, Loures
A companhia de água responsável pelo fornecimento de água em Loures, Loures, serve uma população de habitantes.
É devido à provisão de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para celebrar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, mudar de titular do contrato de água, verificar a tarifa da água, comunicar a leitura da água ou solicitar informações sobre a conta de água.
Para contactar com SIMAR de Loures e Odivelas é possível ligar o + 351 219 848 500. A SIMAR de Loures e Odivelas situa-se em Rua Ilha da Madeira, 2 , 2674-504.
Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua companhia de água SIMAR de Loures e OdivelasTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Informe-se com um especialista da Selectra:
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Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à SIMAR de Loures e Odivelas através de + 351 219 848 500.
Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.
Ajudamos a resolver a sua questão junto da companhia de água SIMAR de Loures e Odivelas seja para contratações de água, contagens, tarifas, faturas e outros assuntos para clientes de água.
Tarifas de água em Loures, Loures
Os preços da água são estabelecidos pelas companhias de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
- Tarifa Variável: oscila em função da água que é consumida, das águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Loures: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Loures é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Loures.
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Loures, Loures
Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..
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Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Do mesmo modo, o contrato de água em Loures vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à SIMAR de Loures e Odivelas.
Para isso, deverá ter a certeza de que é detentor de um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Permanência do contrato de água com a SIMAR de Loures e Odivelas
O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.
Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..
Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:
- A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cessar o contrato de água em Loures
O ocupante legítimo do imóvel poderá cessar o contrato de água junto da SIMAR de Loures e Odivelas a qualquer momento, por desocupação do imóvel.
Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à SIMAR de Loures e Odivelas e informar sobre a morada para envio da última fatura.
Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a SIMAR de Loures e Odivelas por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento.
Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas empresas de água cobram uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o pedido rescisão do contrato de água em Loures.
Assim, quando decidir colocar termo ao seu contrato de água com a SIMAR de Loures e Odivelas, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Alteração de titularidade do contrato de água em Loures
A mudança de titular do contrato de água com a Loures é permitido para os utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para pedir a alteração de titular do contrato de água junto da Loures terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento Loures.
Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.
No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita
Pedir a Ligação da Água à SIMAR de Loures e Odivelas
Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da SIMAR de Loures e Odivelas.
Em princípio, a companhia de água SIMAR de Loures e Odivelas, será a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da SIMAR de Loures e Odivelas
Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da SIMAR de Loures e Odivelas, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.
Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.
Enviar a leitura da água à SIMAR de Loures e Odivelas: contagem e contadores
Desde logo, deverá dar a leitura de água mensalmente à SIMAR de Loures e Odivelas de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.
Consulte data indicada na sua fatura para dar a contagem da água na altura do mês mais correta.

Se já tem ideia sobre a data ideal para enviar as suas leituras da água à SIMAR de Loures e Odivelas é também importante saber como ler o contador de água:
Contador da Água | Como extratir a contagem de água |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
A cada 6 meses, será enviado um técnico da SIMAR de Loures e Odivelas para fazer a contagem da água do seu contador.
A lei tipifica que deve ser permitido o acesso do técnico junto do contador. No caso de ser impedido por três vezes consecutivas, o fornecimento de água será suspenso.
A companhia de água decide o diâmetro do contador da água com base no tipo de consumo e perfil de consumidor.
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