Serviços de água Vilar do Torno e Alentém: contratos, faturas, leituras
Se é consumidor de água em Vilar do Torno e Alentém, Lousada, e já conhece a sua companhia de água, saiba tudo sobre os contratos de água, as tarifas da água, como enviar as leituras e qual data para o efeito, indicada na fatura da água.
Serviços de água em Vilar do Torno e Alentém, Lousada
A companhia de água responsável pelo fornecimento de água em Vilar do Torno e Alentém, Lousada, serve uma população de habitantes.
É devido ao fornecimento de água que os clientes procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para celebrar um novo contrato de água, cessar o seu contrato de água, alterar de titular do contrato de água, confirmar o tarifário de água, dar a contagem da água ou solicitar informações sobre a conta de água.
Para contactar com CM de Lousada é possível ligar o + 351 255 820 500. A CM de Lousada localiza-se em Praça Dr. Francisco Sá Carneiro , 4624-909.
Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua companhia de água CM de LousadaTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Contacte um especialista da Selectra:
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Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a CM de Lousada através de + 351 255 820 500.
Igualmente, poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.
Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da companhia de água CM de Lousada seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifários de água em Vilar do Torno e Alentém, Lousada
As tarifas de água são publicados pelos fornecedores de água em Janeiro de cada ano.
O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.
O preço da fatura da água divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
- Tarifa Variável: depende do consumo de água, das águas residuais ou da recolha de resíduos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Vilar do Torno e Alentém: quem pode celebrar, rescindir, alterar e como
Para que possa celebrar, rescindir ou alterar o contrato de água em Vilar do Torno e Alentém é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Vilar do Torno e Alentém.
Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Vilar do Torno e Alentém, Lousada
Os contratos de fornecimento e de recolha devem ser realizados por escrito, assim como podem ser celebrados à distância, ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Vilar do Torno e Alentém Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Interrupção do serviço de abastecimento de água por facto imputável ao utilizador Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Para fazer um contrato de água em Vilar do Torno e Alentém terá de reunir a documentação de identificação e prova de ocupação legítima do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Lousada.
É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Duração do contrato de água com a CM de Lousada
O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.
Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..
Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:
- Após a ligação do ramal à rede predial, caso o serviço for prestado por redes fixas, com a exceção no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cancelar o contrato de água em Vilar do Torno e Alentém
O ocupante legítimo do imóvel poderá cessar o contrato de água junto da CM de Lousada a qualquer momento, por desocupação do imóvel.
Para que o cancelamento do contrato se torne efectivo, deverá enviar a última contagem da água à CM de Lousada e facultar a nova morada para envio da última fatura.
Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a CM de Lousada através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.
Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o pedido rescisão do contrato de água em Vilar do Torno e Alentém.
Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a CM de Lousada, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Mudança de Titularidade o Contrato de Água em Vilar do Torno e Alentém
A solicitação da transmissão do contrato de água à Vilar do Torno e Alentém é permitido aos utilizadores:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para pedir a alteração de titular do contrato de água junto da Vilar do Torno e Alentém terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento Vilar do Torno e Alentém.
A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.
No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita
Requerer a Ligação de Água à CM de Lousada
Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da CM de Lousada.
Em princípio, a entidade gestora CM de Lousada, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Lousada
Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da CM de Lousada, sempre e quando se verifique a superação dos 20 (vinte) metros de distância.
O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.
Enviar a leitura da água à CM de Lousada: leituras e contadores
Antes de mais, é importante dar a contagem da água mensalmente à CM de Lousada por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..
Consulte data indicada na sua fatura para dar a contagem da água na altura do mês mais correta.

Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à CM de Lousada é também importante saber como ler o contador de água:
Tipo de Contador | Como ler o contador de água |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 números indicados nos ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da CM de Lousada para extrair a leitura junto do seu contador.
A lei tipifica que deve ser permitido o acesso do técnico junto do contador. No caso de ser impedido por três vezes consecutivas, o fornecimento de água será suspenso.
A companhia de água decide o diâmetro do contador da água com base no tipo de consumo e perfil de consumidor.
- Veja quais os municipios mais próximos de Vilar do Torno e Alentém :