Gestões de água Santiago do Escoural: contratos, faturas, leituras

Se é consumidor de água em Santiago do Escoural, Montemor-o-Novo, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.

Gestões de água em Santiago do Escoural, Montemor-o-Novo

A companhia de água responsável pela provisão de água em Santiago do Escoural, Montemor-o-Novo, serve uma população de habitantes.

É devido à provisão de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para efetuar um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, mudar de titular do contrato de água, confirmar o tarifário de água, dar a contagem da água ou pedir informações sobre o contrato da água.

Para contactar com CM de Montemor-o-Novo é possível ligar o + 351 266 898 100. A CM de Montemor-o-Novo situa-se em Largo dos Paços do Concelho , 7050-127.

Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água CM de Montemor-o-NovoTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Contacte um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.

Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Montemor-o-Novo através de + 351 266 898 100.

Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Se desejar, também poderá efetuar uma chamada gratuita.

Damos apoio para qualquer questão junto da companhia de água CM de Montemor-o-Novo seja para contratações de água, contagens, tarifas, faturas e outros assuntos para clientes de água.

Tarifas de água em Santiago do Escoural, Montemor-o-Novo

Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.

A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.

A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
  • Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Santiago do Escoural: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar

Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Santiago do Escoural vai ser necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Santiago do Escoural.

Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como contratar água em Santiago do Escoural, Montemor-o-Novo

Os contratos de fornecimento e de recolha devem ser realizados por escrito, assim como podem ser celebrados à distância, ao domicílio e equiparados..

Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Santiago do Escoural Trate da contratação de água, energia e internet com um especialista da Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço

Do mesmo modo, o contrato de água em Santiago do Escoural vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Montemor-o-Novo.

É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Duração do contrato de água com a CM de Montemor-o-Novo

O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.

Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..

Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:

  • Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cessar o contrato de água em Santiago do Escoural

O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da CM de Montemor-o-Novo a qualquer momento, por desocupação do imóvel.

De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à CM de Montemor-o-Novo e facultar a nova morada para envio da última fatura.

Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a CM de Montemor-o-Novo por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento.

Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento ao utilizador aquando do pedido rescisão do contrato de água em Santiago do Escoural.

Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a CM de Montemor-o-Novo, reúna os documentos seguintes

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O cancelamento do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando o mesmo seja denunciado, nos termos do artigo 79.º ou por caducidade, nos termos do artigo 80.º

Transmissão de Titular do Contrato de Água em Santiago do Escoural

O pedido de alteração de titularidade do contrato de água com a Santiago do Escoural é permitido para os utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Santiago do Escoural vai necessitar de facultar alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Santiago do Escoural.

Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.

No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita

Solicitar a Ligação de Água à CM de Montemor-o-Novo

Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da CM de Montemor-o-Novo.

Em princípio, a entidade gestora CM de Montemor-o-Novo, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Montemor-o-Novo

Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da CM de Montemor-o-Novo, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.

O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.

Dar a leitura da água à CM de Montemor-o-Novo: contadores e contagens

Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à CM de Montemor-o-Novo por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..

Consulte data indicada na sua fatura para dar a contagem da água na altura do mês mais correta.

contador da agua

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à CM de Montemor-o-Novo saiba como ler o contador de água no seu caso:

 
Tipo de Contador Como fazer a contagem da água
contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros

✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

A cada 6 meses, será enviado um técnico da CM de Montemor-o-Novo para fazer a contagem da água do seu contador.

A lei dita que o técnico deve poder aceder a junto do contador de água. Caso seja impedido por três vezes seguidas, o abastecimento de água será suspenso.

A companhia de água decide o diâmetro do contador da água com base no tipo de consumo e perfil de consumidor.