Serviços de água Boavista dos Pinheiros: contratos, faturas, leituras
Se é consumidor de água em Boavista dos Pinheiros, Odemira, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
Serviços de água em Boavista dos Pinheiros, Odemira
A fornecedora de água responsável pelo fornecimento de água em Boavista dos Pinheiros, Odemira, serve uma população de habitantes.
É devido ao fornecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao utilzador, seja para efetuar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, alterar de titular do contrato de água, consultar o preço da água, enviar a leitura da água ou solicitar informações sobre a conta de água.
Para contactar com CM de Odemira é possível ligar o + 351 283 320 900. A CM de Odemira situa-se em Praça da República , 7630-139.
Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua fornecedora de água CM de OdemiraAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Fale com um especialista da Selectra:
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Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Odemira através de + 351 283 320 900.
Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.
Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da fornecedora de água CM de Odemira seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Preços de água em Boavista dos Pinheiros, Odemira
Os preços da água são estabelecidos pelas companhias de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
O preço da fatura da água divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
- Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Boavista dos Pinheiros: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Boavista dos Pinheiros é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Boavista dos Pinheiros.
Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Boavista dos Pinheiros, Odemira
Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..
Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em Boavista dos Pinheiros Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Quando celebrar um contrato de água em Boavista dos Pinheiros terá de reunir a documentação de identificação e prova de ocupação legítima do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Odemira.
Para isso, deverá ter a certeza de que é detentor de um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Vigência do Contrato da Água com a CM de Odemira
O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.
O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..
Sempre que o serviço de recolha de águas residuais se contratulize de forma autónoma do contrato de abastecimento de água, aquele produzirá efeitos:
- Após a ligação do ramal à rede predial, caso o serviço for prestado por redes fixas, com a exceção no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cessar o contrato de água em Boavista dos Pinheiros
O contrato de água pode ser cancelado junto da CM de Odemira a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.
De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à CM de Odemira e informar sobre a morada para envio da última fatura.
Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a CM de Odemira através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.
Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o cancelamento do contrato de fornecimento de água em Boavista dos Pinheiros.
Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a CM de Odemira, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
A rescisão do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos ocorre por denúncia, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Transmissão de Titular do Contrato de Água em Boavista dos Pinheiros
A mudança de titular do contrato de água com a Boavista dos Pinheiros é permitido para os utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Boavista dos Pinheiros vai necessitar de facultar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Boavista dos Pinheiros.
Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.
No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita
Requerer a Ligação de Água à CM de Odemira
Desde logo, para solicitar a ligação da água no seu imóvel deverá contactar a CM de Odemira.
Em princípio, a empresa de água na sua zona CM de Odemira, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Odemira
Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da CM de Odemira, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.
O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.
Dar contagem da água à CM de Odemira: contadores e contagens
Antes de mais, é importante dar a contagem da água mensalmente à CM de Odemira de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.
Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à CM de Odemira é também importante saber como ler o contador de água:
Tipo de Contador | Como fazer a contagem da água |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da CM de Odemira para extrair a leitura junto do seu contador.
A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.
O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.
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