Gestões de água Colos: contratos, faturas, leituras

Se é consumidor de água em Colos, Odemira, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.

Gestões de água em Colos, Odemira

A companhia de água responsável pela provisão de água em Colos, Odemira, serve uma população de habitantes.

É devido ao fornecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para fazer um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, consultar o preço da água, comunicar a leitura da água ou pedir informações sobre o contrato da água.

Para contactar com CM de Odemira é possível ligar o + 351 283 320 900. A CM de Odemira encontra-se em Praça da República , 7630-139.

Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água CM de OdemiraTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Informe-se com um especialista da Selectra:
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Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a CM de Odemira através de + 351 283 320 900.

Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.

Ajudamos a resolver a sua questão junto da companhia de água CM de Odemira seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Tarifas de água em Colos, Odemira

Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.

O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.

A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
  • Tarifa Variável: depende do consumo de água, das águas residuais ou da recolha de resíduos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Colos: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode

Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Colos é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Colos.

Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como celebrar um contrato de água em Colos, Odemira

Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..

Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em Colos Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço

Quando celebrar um contrato de água em Colos vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à CM de Odemira.

Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Duração do contrato de água com a CM de Odemira

O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.

Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..

Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:

  • Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como rescindir o contrato de água em Colos

O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da CM de Odemira a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.

Para que o cancelamento do contrato se torne efectivo, deverá enviar a última contagem da água à CM de Odemira e indicar a morada para o envio da última fatura.

Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a CM de Odemira através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.

Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o pedido rescisão do contrato de água em Colos.

Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a CM de Odemira, reúna os documentos seguintes

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

A rescisão do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos ocorre por denúncia, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Transmissão de Titular do Contrato de Água em Colos

A mudança de titular do contrato de água com a Colos é permitido aos utilizadores:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Colos deverá apresentar alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento Colos.

Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.

No entanto, poderá ser recusada a celebração do contrato de água entre o ocupante do imóvel e a companhia da água, se existir dívida pendente, salvo no caso da mesma ter sido prescrita

Solicitar a Ligação de Água à CM de Odemira

Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da CM de Odemira.

Em princípio, a companhia de água CM de Odemira, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Odemira

Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da CM de Odemira, sempre e quando se verifique a superação dos 20 (vinte) metros de distância.

Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.

Dar contagem da água à CM de Odemira: contagem e contadores

Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à CM de Odemira por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..

Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

contador da agua

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à CM de Odemira saiba como ler o contador de água no seu caso:

 
Contador da Água Como extratir a contagem de água
contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 números indicados nos ponteiros

✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da CM de Odemira para extrair a leitura junto do seu contador.

A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.

O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.

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