Gestões de água Colos: contratos, faturas, leituras
Se é consumidor de água em Colos, Odemira, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
Gestões de água em Colos, Odemira
A companhia de água responsável pela provisão de água em Colos, Odemira, serve uma população de habitantes.
É devido ao fornecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para fazer um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, consultar o preço da água, comunicar a leitura da água ou pedir informações sobre o contrato da água.
Para contactar com CM de Odemira é possível ligar o + 351 283 320 900. A CM de Odemira encontra-se em Praça da República , 7630-139.
Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água CM de OdemiraTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Informe-se com um especialista da Selectra:
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Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a CM de Odemira através de + 351 283 320 900.
Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.
Ajudamos a resolver a sua questão junto da companhia de água CM de Odemira seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifas de água em Colos, Odemira
Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.
O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
- Tarifa Variável: depende do consumo de água, das águas residuais ou da recolha de resíduos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Colos: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Colos é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Colos.
Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Colos, Odemira
Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..
Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em Colos Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Quando celebrar um contrato de água em Colos vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à CM de Odemira.
Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Duração do contrato de água com a CM de Odemira
O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.
Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..
Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:
- Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como rescindir o contrato de água em Colos
O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da CM de Odemira a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.
Para que o cancelamento do contrato se torne efectivo, deverá enviar a última contagem da água à CM de Odemira e indicar a morada para o envio da última fatura.
Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a CM de Odemira através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.
Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o pedido rescisão do contrato de água em Colos.
Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a CM de Odemira, reúna os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
A rescisão do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos ocorre por denúncia, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Transmissão de Titular do Contrato de Água em Colos
A mudança de titular do contrato de água com a Colos é permitido aos utilizadores:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Colos deverá apresentar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento Colos.
Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.
No entanto, poderá ser recusada a celebração do contrato de água entre o ocupante do imóvel e a companhia da água, se existir dívida pendente, salvo no caso da mesma ter sido prescrita
Solicitar a Ligação de Água à CM de Odemira
Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da CM de Odemira.
Em princípio, a companhia de água CM de Odemira, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Odemira
Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da CM de Odemira, sempre e quando se verifique a superação dos 20 (vinte) metros de distância.
Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.
Dar contagem da água à CM de Odemira: contagem e contadores
Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à CM de Odemira por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..
Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à CM de Odemira saiba como ler o contador de água no seu caso:
Contador da Água | Como extratir a contagem de água |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 números indicados nos ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da CM de Odemira para extrair a leitura junto do seu contador.
A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.
O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.
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