Gestões de água Luzianes-Gare: contratos, faturas, leituras
Se é utilizador de água em Luzianes-Gare, Odemira, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
Gestões de água em Luzianes-Gare, Odemira
A empresa de água responsável pelo fornecimento de água em Luzianes-Gare, Odemira, serve uma população de habitantes.
É devido à provisão de água que os clientes procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para celebrar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, alterar de titular do contrato de água, confirmar o tarifário de água, enviar a leitura da água ou pedir informações sobre a fatura da água.
Para contactar com CM de Odemira é possível ligar o + 351 283 320 900. A CM de Odemira localiza-se em Praça da República , 7630-139.
Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua empresa de água CM de OdemiraMude de titular do seu contrato de água, luz, gás.... num telefonema. Fale com um especialista da Selectra:
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Para solicitar o fornecimento de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Odemira através de + 351 283 320 900.
Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se desejar, também poderá efetuar uma chamada gratuita.
Ajudamos a resolver a sua questão junto da empresa de água CM de Odemira seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Preços de água em Luzianes-Gare, Odemira
Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.
O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
- Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Luzianes-Gare: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Luzianes-Gare vai ser necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Luzianes-Gare.
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Luzianes-Gare, Odemira
Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..
Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em Luzianes-Gare Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Quando celebrar um contrato de água em Luzianes-Gare vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Odemira.
Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Vigência do Contrato da Água com a CM de Odemira
O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.
O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..
Sempre que o serviço de recolha de águas residuais se contratulize de forma autónoma do contrato de abastecimento de água, aquele produzirá efeitos:
- Após a ligação do ramal à rede predial, caso o serviço for prestado por redes fixas, com a exceção no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cessar o contrato de água em Luzianes-Gare
O ocupante legítimo do imóvel poderá cessar o contrato de água junto da CM de Odemira a qualquer momento, por desocupação do imóvel.
Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à CM de Odemira e indicar a morada para o envio da última fatura.
Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a CM de Odemira por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento.
Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o cancelamento do contrato de água em Luzianes-Gare.
Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a CM de Odemira, deverá ter à mão os documentos seguintes:
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
A rescisão do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos ocorre por denúncia, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Mudança de Titularidade o Contrato de Água em Luzianes-Gare
O pedido de alteração de titularidade do contrato de água com a Luzianes-Gare é possível para os seguintes utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para pedir a alteração de titular do contrato de água junto da Luzianes-Gare terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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É possível solicitar a transmissão do contrato de água: Por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento Luzianes-Gare.
A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.
No entanto, poderá ser recusada a celebração do contrato de água entre o ocupante do imóvel e a companhia da água, se existir dívida pendente, salvo no caso da mesma ter sido prescrita
Requerer a Ligação de Água à CM de Odemira
Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da CM de Odemira.
Em princípio, a companhia de água CM de Odemira, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Odemira
Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da CM de Odemira, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.
Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.
Enviar a leitura da água à CM de Odemira: leituras e contadores
Antes de mais, é importante dar a contagem da água mensalmente à CM de Odemira de maneira a evitar uma faturação por estimativas.
Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

Se já tem ideia sobre a data ideal para enviar as suas leituras da água à CM de Odemira é também importante saber como ler o contador de água:
Contadores de Água | Como fazer a contagem da água |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
A cada 6 meses, será enviado um técnico da CM de Odemira para extrair a contagem do seu contador de água.
A lei dita que o técnico deve poder aceder a junto do contador de água. Caso seja impedido por três vezes seguidas, o abastecimento de água será suspenso.
O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.
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