Serviços de água Fajão-Vidual: contratos, faturas, leituras
Se é utilizador de água em Fajão-Vidual, Pampilhosa da Serra, e já conhece a sua companhia de água, saiba tudo sobre os contratos de água, as tarifas da água, como enviar as leituras e qual data para o efeito, indicada na fatura da água.
Serviços de água em Fajão-Vidual, Pampilhosa da Serra
A companhia de água responsável pelo fornecimento de água em Fajão-Vidual, Pampilhosa da Serra, serve uma população de habitantes.
É devido ao fornecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para celebrar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, alterar de titular do contrato de água, confirmar o tarifário de água, dar a contagem da água ou pedir informações sobre a fatura da água.
Para contactar com APIN terá que se dirigir presencialmente ao balcão de atendimento: Zona Industrial de Penela, lote 15 , 3230-347.
Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água APINTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Contacte um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
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Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a APIN através de .
Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se desejar, também poderá efetuar uma chamada gratuita.
Ajudamos a resolver a sua questão junto da companhia de água APIN seja para contratações de água, contagens, tarifas, faturas e outros assuntos para clientes de água.
Tarifas de água em Fajão-Vidual, Pampilhosa da Serra
As tarifas de água são publicados pelos fornecedores de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
- Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Fajão-Vidual: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Fajão-Vidual é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Fajão-Vidual.
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Fajão-Vidual, Pampilhosa da Serra
Os contratos de fornecimento e de recolha devem ser realizados por escrito, assim como podem ser celebrados à distância, ao domicílio e equiparados..
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Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço
Quando celebrar um contrato de água em Fajão-Vidual vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à APIN.
Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Duração do contrato de água com a APIN
O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.
Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..
Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:
- A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- A partir da data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cessar o contrato de água em Fajão-Vidual
O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da APIN a qualquer momento, por desocupação do imóvel.
Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à APIN e indicar a morada para o envio da última fatura.
Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a APIN por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento.
Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o cancelamento do contrato de água em Fajão-Vidual.
Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a APIN, deverá ter à mão os documentos seguintes:
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
A rescisão do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos ocorre por denúncia, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Mudança de Titularidade o Contrato de Água em Fajão-Vidual
A mudança de titular do contrato de água com a Fajão-Vidual é permitido aos utilizadores:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Fajão-Vidual deverá apresentar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Fajão-Vidual.
Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.
No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita
Requerer a Ligação de Água à APIN
Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da APIN.
Em princípio, a entidade gestora APIN, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da APIN
Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da APIN, sempre e quando se verifique a superação dos 20 (vinte) metros de distância.
O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.
Dar contagem da água à APIN: contadores e contagens
Desde logo, deverá dar a leitura de água mensalmente à APIN por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..
Consulte data indicada na sua fatura para dar a contagem da água na altura do mês mais correta.

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à APIN fique a saber como ler o seu contador de água:
Tipo de Contador | Como ler o contador de água |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 dígitos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
A cada 6 meses, será enviado um técnico da APIN para extrair a leitura junto do seu contador.
A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.
O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.
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