Gestões de água Valpedre: contratos, faturas, leituras
Se é consumidor de água em Valpedre, Penafiel, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
Gestões de água em Valpedre, Penafiel
A empresa de água responsável pelo fornecimento de água em Valpedre, Penafiel, serve uma população de habitantes.
É devido ao fornecimento de água que os consumidores procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para efetuar um novo contrato de água, cessar o seu contrato de água, mudar de titular do contrato de água, confirmar o tarifário de água, comunicar a leitura da água ou pedir informações sobre o contrato da água.
Para contactar com Penafiel Verde é possível ligar o + 351 255 710 130. A Penafiel Verde localiza-se em Rua Abílio Miranda - Apartado 94 , 4560-501.
Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua empresa de água Penafiel VerdeAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Informe-se com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à Penafiel Verde através de + 351 255 710 130.
Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se desejar, também poderá efetuar uma chamada gratuita.
Damos apoio para qualquer questão junto da empresa de água Penafiel Verde seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifários de água em Valpedre, Penafiel
As tarifas de água são publicados pelos fornecedores de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
- Tarifa Variável: depende do consumo de água, das águas residuais ou da recolha de resíduos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Valpedre: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Valpedre é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Valpedre.
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como fazer um contrato de água em Valpedre, Penafiel
Os contratos de fornecimento e de recolha devem ser realizados por escrito, assim como podem ser celebrados à distância, ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Valpedre Trate da contratação de água, energia e internet com um especialista da Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço
Quando celebrar um contrato de água em Valpedre deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à Penafiel Verde.
Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Vigência do Contrato da Água com a Penafiel Verde
O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.
O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..
Sempre que o serviço de recolha de águas residuais se contratulize de forma autónoma do contrato de abastecimento de água, aquele produzirá efeitos:
- A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como rescindir o contrato de água em Valpedre
O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da Penafiel Verde a qualquer momento, pelo ocupante legítimo do imóvel.
De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à Penafiel Verde e informar sobre a morada para envio da última fatura.
É possível rescindir o seu contrato de água com a Penafiel Verde através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento.
Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o cancelamento do contrato de fornecimento de água em Valpedre.
Assim, quando decidir colocar termo ao seu contrato de água com a Penafiel Verde, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O cancelamento do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando o mesmo seja denunciado, nos termos do artigo 79.º ou por caducidade, nos termos do artigo 80.º
Transmissão de Titular do Contrato de Água em Valpedre
A mudança de titular do contrato de água com a Valpedre é possível para os seguintes utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Valpedre vai necessitar de facultar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento Valpedre.
A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.
No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita
Requerer a Ligação de Água à Penafiel Verde
Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da Penafiel Verde.
Em princípio, a companhia de água Penafiel Verde, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da Penafiel Verde
Em primeiro lugar, a instalação dos ramais de ligação depende de uma avaliação técnica e económica por parte da Penafiel Verde, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.
No caso da distância entre o imóvel e o ramal de ligação superar os 20 (vinte) metros de distância, o utilizador poderá ser responsável pela respetiva faturação.
Enviar a leitura da água à Penafiel Verde: contadores e contagens
Antes de mais, é importante dar a contagem da água mensalmente à Penafiel Verde de maneira a evitar uma faturação por estimativas.
Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

Se já tem ideia sobre a data ideal para enviar as suas leituras da água à Penafiel Verde é também importante saber como ler o contador de água:
Contadores de Água | Como ler o contador de água |
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✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da Penafiel Verde para extrair a contagem do seu contador de água.
A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.
O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.
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