Processos de água Sampriz: contratos, faturas, leituras

Se é cliente de água em Sampriz, Ponte da Barca, e já conhece a sua companhia de água, saiba tudo sobre os contratos de água, as tarifas da água, como enviar as leituras e qual data para o efeito, indicada na fatura da água.

Processos de água em Sampriz, Ponte da Barca

A companhia de água responsável pela provisão de água em Sampriz, Ponte da Barca, serve uma população de habitantes.

É devido ao abastecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao utilzador, seja para efetuar um novo contrato de água, cessar o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, confirmar o tarifário de água, enviar a leitura da água ou solicitar informações sobre a conta de água.

Para contactar com CM de Ponte da Barca é possível ligar o + 351 258 480 180. A CM de Ponte da Barca localiza-se em Praça Dr. António Lacerda , 4980-620.

Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua companhia de água CM de Ponte da BarcaAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Fale com um especialista da Selectra:
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Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a CM de Ponte da Barca através de + 351 258 480 180.

Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.

Ajudamos a resolver a sua questão junto da companhia de água CM de Ponte da Barca seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Tarifários de água em Sampriz, Ponte da Barca

Os preços da água são estabelecidos pelas companhias de água em Janeiro de cada ano.

As tarifas da água deverão ser públicas para os utilizadores junto dos balcões de atendimento e nos websites das entidade gestora e entidade titular.

O preço da fatura da água divide-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
  • Tarifa Variável: oscila em função da água que é consumida, das águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Sampriz: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode

Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Sampriz é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Sampriz.

Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como contratar água em Sampriz, Ponte da Barca

Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..

Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Sampriz Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço

Quando celebrar um contrato de água em Sampriz deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Ponte da Barca.

É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Permanência do contrato de água com a CM de Ponte da Barca

O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.

Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..

Sempre que o serviço de recolha de águas residuais se contratulize de forma autónoma do contrato de abastecimento de água, aquele produzirá efeitos:

  • Após a ligação do ramal à rede predial, caso o serviço for prestado por redes fixas, com a exceção no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • A partir da data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cessar o contrato de água em Sampriz

O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da CM de Ponte da Barca a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.

Para que o cancelamento do contrato se torne efectivo, deverá enviar a última contagem da água à CM de Ponte da Barca e indicar a morada para o envio da última fatura.

É possível rescindir o seu contrato de água com a CM de Ponte da Barca através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.

Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas empresas de água cobram uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o cancelamento do contrato de água em Sampriz.

Assim, quando decidir colocar termo ao seu contrato de água com a CM de Ponte da Barca, reúna os documentos seguintes

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Transmissão de Titular do Contrato de Água em Sampriz

A mudança de titular do contrato de água com a Sampriz é permitido para os utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para mudar de titular do contrato de água junto da Sampriz vai necessitar de facultar alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Sampriz.

Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.

No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita

Requerer a Ligação de Água à CM de Ponte da Barca

Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da CM de Ponte da Barca.

Em princípio, a companhia de água CM de Ponte da Barca, será a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Ponte da Barca

Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da CM de Ponte da Barca, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.

Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.

Enviar a leitura da água à CM de Ponte da Barca: contadores e contagens

Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à CM de Ponte da Barca de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.

Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

contador da agua

Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à CM de Ponte da Barca fique a saber como ler o seu contador de água:

 
Tipo de Contador Como extratir a contagem de água
contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 dígitos indicados nos ponteiros

✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da CM de Ponte da Barca para fazer a contagem da água do seu contador.

A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.

O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.

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