Processos de água Vade (São Pedro): contratos, faturas, leituras
Se é cliente de água em Vade (São Pedro), Ponte da Barca, e já conhece a sua companhia de água, saiba tudo sobre os contratos de água, as tarifas da água, como enviar as leituras e qual data para o efeito, indicada na fatura da água.
Processos de água em Vade (São Pedro), Ponte da Barca
A companhia de água responsável pelo fornecimento de água em Vade (São Pedro), Ponte da Barca, serve uma população de habitantes.
É devido à provisão de água que os consumidores procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para celebrar um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, confirmar o tarifário de água, enviar a leitura da água ou pedir informações sobre a fatura da água.
Para contactar com CM de Ponte da Barca é possível ligar o + 351 258 480 180. A CM de Ponte da Barca localiza-se em Praça Dr. António Lacerda , 4980-620.
Pedir informações sobre o contrato de água e sobre a sua companhia de água CM de Ponte da BarcaTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Contacte um especialista da Selectra:
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Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Ponte da Barca através de + 351 258 480 180.
Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Se desejar, também poderá efetuar uma chamada gratuita.
Ajudamos a resolver a sua questão junto da companhia de água CM de Ponte da Barca seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifas de água em Vade (São Pedro), Ponte da Barca
Os preços da água são estabelecidos pelas companhias de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
- Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Vade (São Pedro): quem pode e como celebrar, rescindir, alterar
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Vade (São Pedro) é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Vade (São Pedro).
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como contratar água em Vade (São Pedro), Ponte da Barca
Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Vade (São Pedro) Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Para fazer um contrato de água em Vade (São Pedro) terá de reunir a documentação de identificação e prova de ocupação legítima do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Ponte da Barca.
É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Duração do contrato de água com a CM de Ponte da Barca
O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.
Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..
Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:
- A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cancelar o contrato de água em Vade (São Pedro)
O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da CM de Ponte da Barca a qualquer momento, pelo ocupante legítimo do imóvel.
De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à CM de Ponte da Barca e indicar a morada para o envio da última fatura.
Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a CM de Ponte da Barca através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.
Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o cancelamento do contrato de água em Vade (São Pedro).
Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a CM de Ponte da Barca, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Alteração de titularidade do contrato de água em Vade (São Pedro)
O pedido de alteração de titularidade do contrato de água com a Vade (São Pedro) é permitido para os utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para pedir a alteração de titular do contrato de água junto da Vade (São Pedro) deverá apresentar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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É possível solicitar a transmissão do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Vade (São Pedro).
A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.
No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita
Solicitar a Ligação de Água à CM de Ponte da Barca
Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da CM de Ponte da Barca.
Em princípio, a companhia de água CM de Ponte da Barca, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Ponte da Barca
Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da CM de Ponte da Barca, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.
O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.
Dar a leitura da água à CM de Ponte da Barca: leituras e contadores
Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à CM de Ponte da Barca por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..
Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à CM de Ponte da Barca é também importante saber como ler o contador de água:
Contadores de Água | Como fazer a contagem da água |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
A cada 6 meses, será enviado um técnico da CM de Ponte da Barca para extrair a leitura junto do seu contador.
A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.
O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.
- Veja quais os municipios mais próximos de Vade (São Pedro) :