Processos de água Cabração e Moreira do Lima: contratos, faturas, leituras

Se é cliente de água em Cabração e Moreira do Lima, Ponte de Lima, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.

Processos de água em Cabração e Moreira do Lima, Ponte de Lima

A empresa de água responsável pelo abastecimento de água em Cabração e Moreira do Lima, Ponte de Lima, serve uma população de habitantes.

É devido ao abastecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para efetuar um novo contrato de água, cessar o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, confirmar o tarifário de água, enviar a leitura da água ou solicitar informações sobre a conta de água.

Para contactar com Águas do Alto Minho é possível ligar o + 351 258 806 900. A Águas do Alto Minho encontra-se em Rua Frei Bartolomeu Mártires n.º 156 , 4904-878.

Pedir informações sobre o contrato de água e sobre a sua empresa de água Águas do Alto MinhoMude de titular do seu contrato de água, luz, gás.... num telefonema. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.

Para solicitar o fornecimento de água no seu concelho será necessário ligar à Águas do Alto Minho através de + 351 258 806 900.

Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.

Ajudamos a resolver a sua questão junto da empresa de água Águas do Alto Minho seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Tarifários de água em Cabração e Moreira do Lima, Ponte de Lima

Os preços da água são estabelecidos pelas companhias de água em Janeiro de cada ano.

O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.

A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
  • Tarifa Variável: depende do consumo de água, das águas residuais ou da recolha de resíduos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Cabração e Moreira do Lima: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar

Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Cabração e Moreira do Lima é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Cabração e Moreira do Lima.

Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como contratar água em Cabração e Moreira do Lima, Ponte de Lima

Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..

Informe-se acerca do seu novo contrato de água para sua casa ou empresa em Cabração e Moreira do Lima Trate da contratação de água, energia e internet com um especialista da Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço

Quando celebrar um contrato de água em Cabração e Moreira do Lima vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à Águas do Alto Minho.

É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Duração do contrato de água com a Águas do Alto Minho

O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.

O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..

Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:

  • Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • A partir da data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como rescindir o contrato de água em Cabração e Moreira do Lima

O contrato de água pode ser cancelado junto da Águas do Alto Minho a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.

De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à Águas do Alto Minho e indicar a morada para o envio da última fatura.

É possível rescindir o seu contrato de água com a Águas do Alto Minho através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.

Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas empresas de água cobram uma taxa de cancelamento ao utilizador aquando do pedido rescisão do contrato de água em Cabração e Moreira do Lima.

Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a Águas do Alto Minho, deverá ter à mão os documentos seguintes:

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Mudança de Titularidade o Contrato de Água em Cabração e Moreira do Lima

A mudança de titular do contrato de água com a Cabração e Moreira do Lima é possível para os seguintes utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para pedir a alteração de titular do contrato de água junto da Cabração e Moreira do Lima terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Cabração e Moreira do Lima.

Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.

No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita

Pedir a Ligação da Água à Águas do Alto Minho

Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da Águas do Alto Minho.

Em princípio, a empresa de água na sua zona Águas do Alto Minho, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da Águas do Alto Minho

Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da Águas do Alto Minho, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.

Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.

Enviar a leitura da água à Águas do Alto Minho: contadores e contagens

Antes de mais, é importante dar a contagem da água mensalmente à Águas do Alto Minho de maneira a evitar uma faturação por estimativas.

Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

contador da agua

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à Águas do Alto Minho saiba como ler o contador de água no seu caso:

 
Tipo de Contador Como fazer a contagem da água
contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 números indicados nos ponteiros

✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

A cada 6 meses, será enviado um técnico da Águas do Alto Minho para extrair a contagem do seu contador de água.

A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.

O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.

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