Serviços de água Facha: contratos, faturas, leituras
Se é cliente de água em Facha, Ponte de Lima, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
Serviços de água em Facha, Ponte de Lima
A companhia de água responsável pelo fornecimento de água em Facha, Ponte de Lima, serve uma população de habitantes.
É devido ao fornecimento de água que os consumidores procuram o serviço de apoio ao utilzador, seja para efetuar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, verificar a tarifa da água, enviar a leitura da água ou pedir informações sobre o contrato da água.
Para contactar com Águas do Alto Minho é possível ligar o + 351 258 806 900. A Águas do Alto Minho situa-se em Rua Frei Bartolomeu Mártires n.º 156 , 4904-878.
Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água Águas do Alto MinhoAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Informe-se com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para solicitar o fornecimento de água no seu concelho será necessário ligar à Águas do Alto Minho através de + 351 258 806 900.
Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.
Ajudamos a resolver a sua questão junto da companhia de água Águas do Alto Minho seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifas de água em Facha, Ponte de Lima
Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.
O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.
O preço da fatura da água divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
- Tarifa Variável: oscila em função da água que é consumida, das águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Facha: quem pode celebrar, rescindir, alterar e como
Para que possa celebrar, rescindir ou alterar o contrato de água em Facha é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Facha.
Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como contratar água em Facha, Ponte de Lima
Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Facha Trate da contratação de água, energia e internet com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 Serviço Grátis
Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Do mesmo modo, o contrato de água em Facha terá de reunir a documentação de identificação e prova de ocupação legítima do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à Águas do Alto Minho.
Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Duração do contrato de água com a Águas do Alto Minho
O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.
Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..
Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:
- A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como rescindir o contrato de água em Facha
O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da Águas do Alto Minho a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.
De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à Águas do Alto Minho e indicar a morada para o envio da última fatura.
Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a Águas do Alto Minho através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.
Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o cancelamento do contrato de água em Facha.
Assim, quando decidir colocar termo ao seu contrato de água com a Águas do Alto Minho, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O cancelamento do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando o mesmo seja denunciado, nos termos do artigo 79.º ou por caducidade, nos termos do artigo 80.º
Transmissão de Titular do Contrato de Água em Facha
O pedido de alteração de titularidade do contrato de água com a Facha é possível para os seguintes utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para mudar de titular do contrato de água junto da Facha deverá apresentar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento Facha.
Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.
No entanto, poderá ser recusada a celebração do contrato de água entre o ocupante do imóvel e a companhia da água, se existir dívida pendente, salvo no caso da mesma ter sido prescrita
Solicitar a Ligação de Água à Águas do Alto Minho
Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da Águas do Alto Minho.
Em princípio, a empresa de água na sua zona Águas do Alto Minho, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da Águas do Alto Minho
Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da Águas do Alto Minho, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.
Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.
Dar a leitura da água à Águas do Alto Minho: contadores e contagens
Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à Águas do Alto Minho de maneira a evitar uma faturação por estimativas.
Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à Águas do Alto Minho saiba como ler o contador de água no seu caso:
Contador da Água | Como extratir a contagem de água |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 dígitos indicados nos ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da Águas do Alto Minho para extrair a contagem do seu contador de água.
A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.
A companhia de água decide o diâmetro do contador da água com base no tipo de consumo e perfil de consumidor.
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