Processos de água Juncal: contratos, faturas, leituras
Se é cliente de água em Juncal, Porto de Mós, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
Processos de água em Juncal, Porto de Mós
A companhia de água responsável pelo fornecimento de água em Juncal, Porto de Mós, serve uma população de habitantes.
É devido ao abastecimento de água que os clientes procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para celebrar um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, confirmar o tarifário de água, enviar a leitura da água ou pedir informações sobre o contrato da água.
Para contactar com CM de Porto de Mós é possível ligar o + 351 244 499 600. A CM de Porto de Mós situa-se em Praça da República , 2484-001.
Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua companhia de água CM de Porto de MósAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Informe-se com um especialista da Selectra:
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Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Porto de Mós através de + 351 244 499 600.
Igualmente, poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.
Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da companhia de água CM de Porto de Mós seja para contratações de água, contagens, tarifas, faturas e outros assuntos para clientes de água.
Tarifários de água em Juncal, Porto de Mós
Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.
O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.
O preço da fatura da água divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de abastecimento público de água, serviços de saneamento e águas residuais;
- Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Juncal: quem pode celebrar, rescindir, alterar e como
Para que possa celebrar, rescindir ou alterar o contrato de água em Juncal é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Juncal.
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Juncal, Porto de Mós
Os contratos de fornecimento e de recolha devem ser realizados por escrito, assim como podem ser celebrados à distância, ao domicílio e equiparados..
Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em Juncal Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço
Quando celebrar um contrato de água em Juncal vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Porto de Mós.
É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Duração do contrato de água com a CM de Porto de Mós
O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.
Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..
Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:
- Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- A partir da data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cessar o contrato de água em Juncal
O contrato de água pode ser cancelado junto da CM de Porto de Mós a qualquer momento, por desocupação do imóvel.
De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à CM de Porto de Mós e informar sobre a morada para envio da última fatura.
Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a CM de Porto de Mós através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento.
Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento ao utilizador aquando do pedido rescisão do contrato de água em Juncal.
Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a CM de Porto de Mós, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Alteração de titularidade do contrato de água em Juncal
O pedido de alteração de titularidade do contrato de água com a Juncal é permitido para os utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para mudar de titular do contrato de água junto da Juncal terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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É possível solicitar a transmissão do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Juncal.
Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.
No entanto, poderá ser recusada a celebração do contrato de água entre o ocupante do imóvel e a companhia da água, se existir dívida pendente, salvo no caso da mesma ter sido prescrita
Pedir a Ligação da Água à CM de Porto de Mós
Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da CM de Porto de Mós.
Em princípio, a companhia de água CM de Porto de Mós, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Porto de Mós
Em primeiro lugar, a instalação dos ramais de ligação depende de uma avaliação técnica e económica por parte da CM de Porto de Mós, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.
Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.
Dar contagem da água à CM de Porto de Mós: contagem e contadores
Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à CM de Porto de Mós de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.
Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à CM de Porto de Mós saiba como ler o contador de água no seu caso:
Tipo de Contador | Como fazer a contagem da água |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
Semestralmente, será enviado um técnico por parte da CM de Porto de Mós para fazer a contagem da água do seu contador.
A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.
O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.
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