Gestões de água Monsul: contratos, faturas, leituras
Se é utilizador de água em Monsul, Póvoa de Lanhoso, e já conhece a sua companhia de água, saiba tudo sobre os contratos de água, as tarifas da água, como enviar as leituras e qual data para o efeito, indicada na fatura da água.
Gestões de água em Monsul, Póvoa de Lanhoso
A companhia de água responsável pela provisão de água em Monsul, Póvoa de Lanhoso, serve uma população de habitantes.
É devido ao abastecimento de água que os consumidores procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para celebrar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, verificar a tarifa da água, dar a contagem da água ou pedir informações sobre a fatura da água.
Para contactar com CM de Póvoa de Lanhoso é possível ligar o + 351 253 639 700. A CM de Póvoa de Lanhoso encontra-se em Av. da República, 1 , 4830-513.
Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água CM de Póvoa de LanhosoAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Contacte um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a CM de Póvoa de Lanhoso através de + 351 253 639 700.
Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.
Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da companhia de água CM de Póvoa de Lanhoso seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifários de água em Monsul, Póvoa de Lanhoso
As tarifas de água são publicados pelos fornecedores de água em Janeiro de cada ano.
O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
- Tarifa Variável: oscila em função da água que é consumida, das águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Monsul: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar
Para que possa celebrar, rescindir ou alterar o contrato de água em Monsul é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Monsul.
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Monsul, Póvoa de Lanhoso
Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Monsul Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço
Do mesmo modo, o contrato de água em Monsul vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à CM de Póvoa de Lanhoso.
Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Vigência do Contrato da Água com a CM de Póvoa de Lanhoso
O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.
Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..
Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:
- Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- A partir da data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cancelar o contrato de água em Monsul
O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da CM de Póvoa de Lanhoso a qualquer momento, pelo ocupante legítimo do imóvel.
De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à CM de Póvoa de Lanhoso e facultar a nova morada para envio da última fatura.
É possível rescindir o seu contrato de água com a CM de Póvoa de Lanhoso por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento.
Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o cancelamento do contrato de água em Monsul.
Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a CM de Póvoa de Lanhoso, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Alteração de titularidade do contrato de água em Monsul
A mudança de titular do contrato de água com a Monsul é possível para os seguintes utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para mudar de titular do contrato de água junto da Monsul terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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É possível solicitar a transmissão do contrato de água: Por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento Monsul.
Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.
No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita
Solicitar a Ligação de Água à CM de Póvoa de Lanhoso
Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da CM de Póvoa de Lanhoso.
Em princípio, a companhia de água CM de Póvoa de Lanhoso, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Póvoa de Lanhoso
Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da CM de Póvoa de Lanhoso, sempre e quando se verifique a superação dos 20 (vinte) metros de distância.
O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.
Dar a leitura da água à CM de Póvoa de Lanhoso: leituras e contadores
Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à CM de Póvoa de Lanhoso de maneira a evitar uma faturação por estimativas.
Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.

Se já tem ideia sobre a data ideal para enviar as suas leituras da água à CM de Póvoa de Lanhoso é também importante saber como ler o contador de água:
Tipo de Contador | Como fazer a contagem da água |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
Semestralmente, será enviado um técnico por parte da CM de Póvoa de Lanhoso para fazer a contagem da água do seu contador.
A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.
A companhia de água decide o diâmetro do contador da água com base no tipo de consumo e perfil de consumidor.
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