Gestões de água União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim: contratos, faturas, leituras

Se é utilizador de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim, Sintra, e já conhece a sua companhia de água, saiba tudo sobre os contratos de água, as tarifas da água, como enviar as leituras e qual data para o efeito, indicada na fatura da água.

Gestões de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim, Sintra

A fornecedora de água responsável pela provisão de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim, Sintra, serve uma população de habitantes.

É devido ao abastecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para celebrar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, alterar de titular do contrato de água, verificar a tarifa da água, dar a contagem da água ou pedir informações sobre o contrato da água.

Para contactar com SMAS de Sintra é possível ligar o + 351 219 119 000. A SMAS de Sintra encontra-se em Av. Movimento das Forças Armadas, 16 , 2714-503.

Pedir informações sobre o contrato de água e sobre a sua fornecedora de água SMAS de SintraMude de titular do seu contrato de água, luz, gás.... num telefonema. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.

Para solicitar o fornecimento de água no seu concelho será necessário ligar à SMAS de Sintra através de + 351 219 119 000.

Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.

Ajudamos a resolver a sua questão junto da fornecedora de água SMAS de Sintra seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Tarifários de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim, Sintra

As tarifas de água são publicados pelos fornecedores de água em Janeiro de cada ano.

As tarifas da água deverão ser públicas para os utilizadores junto dos balcões de atendimento e nos websites das entidade gestora e entidade titular.

A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
  • Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim: quem pode celebrar, rescindir, alterar e como

Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim.

Como tal, terá de ser um dos seguintes utilizadores com título válido:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como celebrar um contrato de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim, Sintra

Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..

Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Interrupção do serviço de abastecimento de água por facto imputável ao utilizador Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço

Quando celebrar um contrato de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim terá de reunir a documentação de identificação e prova de ocupação legítima do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à SMAS de Sintra.

É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Permanência do contrato de água com a SMAS de Sintra

O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.

O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..

Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:

  • A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cessar o contrato de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim

O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da SMAS de Sintra a qualquer momento, pelo ocupante legítimo do imóvel.

Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à SMAS de Sintra e indicar a morada para o envio da última fatura.

Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a SMAS de Sintra por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento.

Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o cancelamento do contrato de fornecimento de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim.

Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a SMAS de Sintra, reúna os documentos seguintes

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

A rescisão do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos ocorre por denúncia, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Alteração de titularidade do contrato de água em União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim

A mudança de titular do contrato de água com a União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim é possível para os seguintes utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim.

Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.

No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita

Pedir a Ligação da Água à SMAS de Sintra

Desde logo, para solicitar a ligação da água no seu imóvel deverá contactar a SMAS de Sintra.

Em princípio, a entidade gestora SMAS de Sintra, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da SMAS de Sintra

Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da SMAS de Sintra, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.

O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.

Dar a leitura da água à SMAS de Sintra: leituras e contadores

Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à SMAS de Sintra de maneira a evitar uma faturação por estimativas.

Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

contador da agua

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à SMAS de Sintra saiba como ler o contador de água no seu caso:

 
Tipo de Contador Como ler o contador de água
contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

Semestralmente, será enviado um técnico por parte da SMAS de Sintra para extrair a leitura junto do seu contador.

A lei dita que o técnico deve poder aceder a junto do contador de água. Caso seja impedido por três vezes seguidas, o abastecimento de água será suspenso.

O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.