Gestões de água Mós: contratos, faturas, leituras
Se é utilizador de água em Mós, Torre de Moncorvo, e sabe qual é o seu fornecedor de água, veja tudo o que precisa sobre os contratos e tarifas da água, assim, como consultar a fatura da água para dar a contagem da água e extratir a leitura do seu contador.
Gestões de água em Mós, Torre de Moncorvo
A companhia de água responsável pela provisão de água em Mós, Torre de Moncorvo, serve uma população de habitantes.
É devido à provisão de água que os consumidores procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para fazer um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, mudar de titular do contrato de água, consultar o preço da água, dar a contagem da água ou solicitar informações sobre a conta de água.
Para contactar com Águas do Interior - Norte terá que se dirigir presencialmente ao balcão de atendimento: Av. Rainha Santa Isabel, n.º 1 , 5000-434.
Pedir informações sobre o contrato de água e sobre a sua companhia de água Águas do Interior - NorteMude de titular do seu contrato de água, luz, gás.... num telefonema. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a Águas do Interior - Norte através de .
Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Se desejar, também poderá efetuar uma chamada gratuita.
Damos apoio para qualquer questão junto da companhia de água Águas do Interior - Norte seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Preços de água em Mós, Torre de Moncorvo
Os preços da água são estabelecidos pelas companhias de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
- Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Mós: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Mós é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Mós.
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como fazer um contrato de água em Mós, Torre de Moncorvo
Os contratos de fornecimento e recolha de águas residuais deverão ser celebrados por escrito, seja à distância, ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Mós Trate da contratação de água, energia e internet com um especialista da Selectra:
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Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Interrupção do serviço de abastecimento de água por facto imputável ao utilizador Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Para fazer um contrato de água em Mós deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à Águas do Interior - Norte.
Para isso, deverá ter a certeza de que é detentor de um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Vigência do Contrato da Água com a Águas do Interior - Norte
O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.
O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..
Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:
- A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como cancelar o contrato de água em Mós
O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da Águas do Interior - Norte a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.
Para que o cancelamento do contrato se torne efectivo, deverá enviar a última contagem da água à Águas do Interior - Norte e indicar a morada para o envio da última fatura.
Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a Águas do Interior - Norte através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.
Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas empresas de água cobram uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o cancelamento do contrato de água em Mós.
Assim, quando decidir colocar termo ao seu contrato de água com a Águas do Interior - Norte, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Mudança de Titularidade o Contrato de Água em Mós
A mudança de titular do contrato de água com a Mós é possível para os seguintes utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para pedir a alteração de titular do contrato de água junto da Mós deverá apresentar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Mós.
Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.
No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita
Solicitar a Ligação de Água à Águas do Interior - Norte
Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da Águas do Interior - Norte.
Em princípio, a entidade gestora Águas do Interior - Norte, será a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da Águas do Interior - Norte
Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da Águas do Interior - Norte, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.
O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.
Dar a leitura da água à Águas do Interior - Norte: contadores e contagens
Antes de mais, é importante dar a contagem da água mensalmente à Águas do Interior - Norte por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..
Consulte data indicada na sua fatura para dar a contagem da água na altura do mês mais correta.

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à Águas do Interior - Norte saiba como ler o contador de água no seu caso:
Contador da Água | Como extratir a contagem de água |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 números indicados nos ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
A cada 6 meses, será enviado um técnico da Águas do Interior - Norte para extrair a leitura junto do seu contador.
A lei tipifica que deve ser permitido o acesso do técnico junto do contador. No caso de ser impedido por três vezes consecutivas, o fornecimento de água será suspenso.
O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.
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