Processos de água Montaria: contratos, faturas, leituras

Se é consumidor de água em Montaria, Viana do Castelo, e sabe qual é o seu fornecedor de água, veja tudo o que precisa sobre os contratos e tarifas da água, assim, como consultar a fatura da água para dar a contagem da água e extratir a leitura do seu contador.

Processos de água em Montaria, Viana do Castelo

A empresa de água responsável pelo abastecimento de água em Montaria, Viana do Castelo, serve uma população de habitantes.

É devido à provisão de água que os clientes procuram o serviço de apoio ao utilzador, seja para celebrar um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, verificar a tarifa da água, enviar a leitura da água ou solicitar informações sobre a conta de água.

Para contactar com Águas do Alto Minho é possível ligar o + 351 258 806 900. A Águas do Alto Minho localiza-se em Rua Frei Bartolomeu Mártires n.º 156 , 4904-878.

Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua empresa de água Águas do Alto MinhoTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Contacte um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.

Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à Águas do Alto Minho através de + 351 258 806 900.

Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.

Ajudamos a resolver a sua questão junto da empresa de água Águas do Alto Minho seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Preços de água em Montaria, Viana do Castelo

Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.

O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.

A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
  • Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Montaria: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode

Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Montaria é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Montaria.

Como tal, terá de ser um dos seguintes utilizadores com título válido:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como contratar água em Montaria, Viana do Castelo

Os contratos de fornecimento e de recolha devem ser realizados por escrito, assim como podem ser celebrados à distância, ao domicílio e equiparados..

Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Montaria Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 Serviço Grátis
Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço

Para fazer um contrato de água em Montaria deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à Águas do Alto Minho.

É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Vigência do Contrato da Água com a Águas do Alto Minho

O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.

Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..

Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:

  • Após a ligação do ramal à rede predial, caso o serviço for prestado por redes fixas, com a exceção no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cancelar o contrato de água em Montaria

O ocupante legítimo do imóvel poderá cessar o contrato de água junto da Águas do Alto Minho a qualquer momento, por desocupação do imóvel.

Para que o cancelamento do contrato se torne efectivo, deverá enviar a última contagem da água à Águas do Alto Minho e indicar a morada para o envio da última fatura.

Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a Águas do Alto Minho através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento.

Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento ao utilizador aquando do cancelamento do contrato de água em Montaria.

Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a Águas do Alto Minho, tenha consigo os documentos seguintes

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Mudança de Titularidade o Contrato de Água em Montaria

A mudança de titular do contrato de água com a Montaria é permitido para os utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para pedir a alteração de titular do contrato de água junto da Montaria terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

É possível solicitar a transmissão do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Montaria.

Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.

No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita

Solicitar a Ligação de Água à Águas do Alto Minho

Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da Águas do Alto Minho.

Em princípio, a entidade gestora Águas do Alto Minho, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da Águas do Alto Minho

Em primeiro lugar, a instalação dos ramais de ligação depende de uma avaliação técnica e económica por parte da Águas do Alto Minho, sempre e quando se verifique a superação dos 20 (vinte) metros de distância.

O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.

Dar a leitura da água à Águas do Alto Minho: contagem e contadores

Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à Águas do Alto Minho de maneira a evitar uma faturação por estimativas.

Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

contador da agua

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à Águas do Alto Minho fique a saber como ler o seu contador de água:

 
Contadores de Água Como fazer a contagem da água
contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 dígitos indicados nos ponteiros

✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ considere-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 dígitos com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

Semestralmente, será enviado um técnico por parte da Águas do Alto Minho para fazer a contagem da água do seu contador.

A lei dita que o técnico deve poder aceder a junto do contador de água. Caso seja impedido por três vezes seguidas, o abastecimento de água será suspenso.

A companhia de água decide o diâmetro do contador da água com base no tipo de consumo e perfil de consumidor.