Serviços de água Vila Franca: contratos, faturas, leituras

Se é consumidor de água em Vila Franca, Viana do Castelo, e sabe qual é o seu fornecedor de água, veja tudo o que precisa sobre os contratos e tarifas da água, assim, como consultar a fatura da água para dar a contagem da água e extratir a leitura do seu contador.

Serviços de água em Vila Franca, Viana do Castelo

A companhia de água responsável pela provisão de água em Vila Franca, Viana do Castelo, serve uma população de habitantes.

É devido à provisão de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao utilzador, seja para efetuar um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, consultar o preço da água, comunicar a leitura da água ou pedir informações sobre a fatura da água.

Para contactar com Águas do Alto Minho é possível ligar o + 351 258 806 900. A Águas do Alto Minho encontra-se em Rua Frei Bartolomeu Mártires n.º 156 , 4904-878.

Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água Águas do Alto MinhoAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Informe-se com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.

Para pedir o abastecimento de água no seu concelho necessita contactar a Águas do Alto Minho através de + 351 258 806 900.

Igualmente, poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.

Damos apoio para qualquer questão junto da companhia de água Águas do Alto Minho seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Preços de água em Vila Franca, Viana do Castelo

Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.

O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.

A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento, águas residuais;
  • Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Vila Franca: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar

Para que possa celebrar, rescindir ou alterar o contrato de água em Vila Franca vai ser necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Vila Franca.

Como tal, terá de ser um dos seguintes utilizadores com título válido:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como contratar água em Vila Franca, Viana do Castelo

Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..

Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Vila Franca Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 Serviço Grátis
Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.

Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço

Do mesmo modo, o contrato de água em Vila Franca vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à Águas do Alto Minho.

Para isso, deverá ter a certeza de que é detentor de um dos documentos abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Duração do contrato de água com a Águas do Alto Minho

O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.

Quando os serviços de abastecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos façam parte do mesmo contrato de água, o mesmo dará início a todos os seviços em simultâneo..

Quando o serviço de recolha de águas residuais for independente do serviço de fornecimento de água, o contrato produzirá efeitos:

  • Após a ligação do ramal à rede predial, caso o serviço for prestado por redes fixas, com a exceção no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • A partir da data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cancelar o contrato de água em Vila Franca

O contrato de água pode ser cancelado junto da Águas do Alto Minho a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.

Para que o cancelamento do contrato se torne efectivo, deverá enviar a última contagem da água à Águas do Alto Minho e informar sobre a morada para envio da última fatura.

Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a Águas do Alto Minho por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento.

Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o cancelamento do contrato de água em Vila Franca.

Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a Águas do Alto Minho, deverá ter à mão os documentos seguintes:

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Transmissão de Titular do Contrato de Água em Vila Franca

O pedido de alteração de titularidade do contrato de água com a Vila Franca é possível para os seguintes utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Vila Franca deverá apresentar alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Por email, escrito e, presencialmente, no balcão de atendimento Vila Franca.

Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.

No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita

Solicitar a Ligação de Água à Águas do Alto Minho

Desde logo, para solicitar a ligação da água no seu imóvel deverá contactar a Águas do Alto Minho.

Em princípio, a companhia de água Águas do Alto Minho, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da Águas do Alto Minho

Desde logo, é importante referir que a instalação dos ramais de ligação está sujeita a uma avaliação técnica e económica da Águas do Alto Minho, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.

O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.

Enviar a leitura da água à Águas do Alto Minho: contagem e contadores

Desde logo, deverá dar a leitura de água mensalmente à Águas do Alto Minho de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.

Consulte data indicada na sua fatura para dar a contagem da água na altura do mês mais correta.

contador da agua

Se já tem ideia sobre a data ideal para enviar as suas leituras da água à Águas do Alto Minho saiba como ler o contador de água no seu caso:

 
Contador da Água Como extratir a contagem de água
contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 números indicados nos ponteiros

✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

A cada 6 meses, será enviado um técnico da Águas do Alto Minho para extrair a leitura junto do seu contador.

A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.

O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.