Processos de água Oliveira (Santa Maria): contratos, faturas, leituras

Se é utilizador de água em Oliveira (Santa Maria), Vila Nova de Famalicão, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.

Processos de água em Oliveira (Santa Maria), Vila Nova de Famalicão

A companhia de água responsável pela provisão de água em Oliveira (Santa Maria), Vila Nova de Famalicão, serve uma população de habitantes.

É devido à provisão de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para fazer um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, alterar de titular do contrato de água, confirmar o tarifário de água, dar a contagem da água ou pedir informações sobre o contrato da água.

Para contactar com CM de Vila Nova de Famalicão é possível ligar o + 351 252 320 900. A CM de Vila Nova de Famalicão encontra-se em Praça Álvaro Marques , 4760-502.

Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua companhia de água CM de Vila Nova de FamalicãoMude de titular do seu contrato de água, luz, gás.... num telefonema. Fale com um especialista da Selectra:
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Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Vila Nova de Famalicão através de + 351 252 320 900.

Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se desejar, também poderá efetuar uma chamada gratuita.

Ajudamos a resolver a sua questão junto da companhia de água CM de Vila Nova de Famalicão seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.

Tarifas de água em Oliveira (Santa Maria), Vila Nova de Famalicão

Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.

A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.

A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
  • Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Oliveira (Santa Maria): como celebrar, rescindir, alterar e quem pode

Para que possa celebrar, rescindir ou alterar o contrato de água em Oliveira (Santa Maria) vai ser necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Oliveira (Santa Maria).

Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como fazer um contrato de água em Oliveira (Santa Maria), Vila Nova de Famalicão

Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..

Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em Oliveira (Santa Maria) Trate da contratação de água, energia e internet com um especialista da Selectra:
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Corte no serviço do fornecimento de água por culpa do utilizador Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço

Para fazer um contrato de água em Oliveira (Santa Maria) vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Vila Nova de Famalicão.

Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Duração do contrato de água com a CM de Vila Nova de Famalicão

O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.

Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..

Sempre que o serviço de recolha de águas residuais se contratulize de forma autónoma do contrato de abastecimento de água, aquele produzirá efeitos:

  • A partir da data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo se o imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Desde a data de concessão do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cessar o contrato de água em Oliveira (Santa Maria)

O ocupante legítimo do imóvel poderá cessar o contrato de água junto da CM de Vila Nova de Famalicão a qualquer momento, por desocupação do imóvel.

Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à CM de Vila Nova de Famalicão e facultar a nova morada para envio da última fatura.

Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a CM de Vila Nova de Famalicão através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento.

Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o cancelamento do contrato de fornecimento de água em Oliveira (Santa Maria).

Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a CM de Vila Nova de Famalicão, deverá ter à mão os documentos seguintes:

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Transmissão de Titular do Contrato de Água em Oliveira (Santa Maria)

O pedido de alteração de titularidade do contrato de água com a Oliveira (Santa Maria) é possível para os seguintes utilizadores finais:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para mudar de titular do contrato de água junto da Oliveira (Santa Maria) vai necessitar de facultar alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Oliveira (Santa Maria).

Não poderá ser negada a celebração do contrato de água ao novo cliente com base em dívidas contraídas por parte do ocupante anterior do imóvel, junto da companhia de água.

No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita

Solicitar a Ligação de Água à CM de Vila Nova de Famalicão

Desde logo, para solicitar a ligação da água no seu imóvel deverá contactar a CM de Vila Nova de Famalicão.

Em princípio, a companhia de água CM de Vila Nova de Famalicão, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Vila Nova de Famalicão

Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da CM de Vila Nova de Famalicão, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.

Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.

Dar a leitura da água à CM de Vila Nova de Famalicão: leituras e contadores

Desde logo, deverá dar a leitura de água mensalmente à CM de Vila Nova de Famalicão por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..

Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

contador da agua

Agora que já sabe qual a data mais indicada para dar a contagem da água à CM de Vila Nova de Famalicão saiba como ler o contador de água no seu caso:

 
Contador da Água Como extratir a contagem de água
contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 dígitos indicados nos ponteiros

✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

A cada 6 meses, será enviado um técnico da CM de Vila Nova de Famalicão para extrair a leitura junto do seu contador.

A lei tipifica que deve ser permitido o acesso do técnico junto do contador. No caso de ser impedido por três vezes consecutivas, o fornecimento de água será suspenso.

A companhia de água decide o diâmetro do contador da água com base no tipo de consumo e perfil de consumidor.