Serviços de água Pedome: contratos, faturas, leituras
Se é consumidor de água em Pedome, Vila Nova de Famalicão, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
Serviços de água em Pedome, Vila Nova de Famalicão
A companhia de água responsável pelo abastecimento de água em Pedome, Vila Nova de Famalicão, serve uma população de habitantes.
É devido ao abastecimento de água que os clientes procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para celebrar um novo contrato de água, cessar o seu contrato de água, mudar de titular do contrato de água, consultar o preço da água, comunicar a leitura da água ou pedir informações sobre o contrato da água.
Para contactar com CM de Vila Nova de Famalicão é possível ligar o + 351 252 320 900. A CM de Vila Nova de Famalicão encontra-se em Praça Álvaro Marques , 4760-502.
Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água CM de Vila Nova de FamalicãoAltere a titularidade do seu contrato de água, luz, gás.... numa chamada telefónica. Informe-se com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para solicitar o fornecimento de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Vila Nova de Famalicão através de + 351 252 320 900.
Igualmente, poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.
Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da companhia de água CM de Vila Nova de Famalicão seja para contratações de água, contagens, tarifas, faturas e outros assuntos para clientes de água.
Tarifários de água em Pedome, Vila Nova de Famalicão
Os preços da água são estabelecidos pelas companhias de água em Janeiro de cada ano.
O tarifário de água deverá ser divulgado aos utilizadores através dos postos de atendimento, assim como sítio da plataforma online da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de abastecimento público de água, serviços de saneamento e águas residuais;
- Tarifa Variável: oscila em função da água que é consumida, das águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Pedome: quem pode celebrar, rescindir, alterar e como
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Pedome é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Pedome.
Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Pedome, Vila Nova de Famalicão
Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca do seu novo contrato de água para sua casa ou empresa em Pedome Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
☎️ 210 202 913 Serviço Grátis
Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Interrupção do serviço de abastecimento de água por facto imputável ao utilizador Quando o utilizador não seja o titular do contrato de fornecimento de água e não apresente evidências de estar autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Para fazer um contrato de água em Pedome vai necessitar de um conjunto de documentos de identificação e de prova de legitimidade do ocupante do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Vila Nova de Famalicão.
É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Permanência do contrato de água com a CM de Vila Nova de Famalicão
O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.
Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..
Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:
- Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como rescindir o contrato de água em Pedome
O contrato de água pode ser cancelado junto da CM de Vila Nova de Famalicão a qualquer momento, pelo ocupante legítimo do imóvel.
De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à CM de Vila Nova de Famalicão e informar sobre a morada para envio da última fatura.
Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a CM de Vila Nova de Famalicão através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento.
Quanto custa cancelar o contrato de água? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o cancelamento do contrato de fornecimento de água em Pedome.
Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a CM de Vila Nova de Famalicão, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Alteração de titularidade do contrato de água em Pedome
A solicitação da transmissão do contrato de água à Pedome é permitido aos utilizadores:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para mudar de titular do contrato de água junto da Pedome deverá apresentar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
|
---|---|
Óbito ou viuvez |
|
Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Pedome.
Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.
No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita
Requerer a Ligação de Água à CM de Vila Nova de Famalicão
Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da CM de Vila Nova de Famalicão.
Em princípio, a entidade gestora CM de Vila Nova de Famalicão, será a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Vila Nova de Famalicão
Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da CM de Vila Nova de Famalicão, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.
No caso da distância entre o imóvel e o ramal de ligação superar os 20 (vinte) metros de distância, o utilizador poderá ser responsável pela respetiva faturação.
Dar contagem da água à CM de Vila Nova de Famalicão: leituras e contadores
Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à CM de Vila Nova de Famalicão de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.
Consulte data indicada na sua fatura para dar a contagem da água na altura do mês mais correta.
![contador da agua](/sites/tarifasdeagua.pt/files/fatura_agua_envio_de_leitura.jpg?itok=f2e71FM3)
Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à CM de Vila Nova de Famalicão é também importante saber como ler o contador de água:
Tipo de Contador | Como ler o contador de água |
---|---|
![]() |
✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
![]() |
✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
![]() |
✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 dígitos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
![]() |
✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
![]() |
✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
![]() |
✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
Semestralmente, será enviado um técnico por parte da CM de Vila Nova de Famalicão para extrair a leitura junto do seu contador.
A lei tipifica que deve ser permitido o acesso do técnico junto do contador. No caso de ser impedido por três vezes consecutivas, o fornecimento de água será suspenso.
O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.
- Veja quais os municipios mais próximos de Pedome :