Gestões de água Riba de Ave: contratos, faturas, leituras

Se é cliente de água em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.

Gestões de água em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão

A companhia de água responsável pelo fornecimento de água em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, serve uma população de habitantes.

É devido à provisão de água que os clientes procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para celebrar um novo contrato de água, cancelar o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, consultar o preço da água, comunicar a leitura da água ou pedir informações sobre o contrato da água.

Para contactar com CM de Vila Nova de Famalicão é possível ligar o + 351 252 320 900. A CM de Vila Nova de Famalicão localiza-se em Praça Álvaro Marques , 4760-502.

Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua companhia de água CM de Vila Nova de FamalicãoTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Contacte um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
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Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Vila Nova de Famalicão através de + 351 252 320 900.

Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.

Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da companhia de água CM de Vila Nova de Famalicão seja para contratações de água, contagens, tarifas, faturas e outros assuntos para clientes de água.

Tarifas de água em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão

Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.

A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.

A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de fornecimento público de água, saneamento, e gestão de águas residuais;
  • Tarifa Variável: varia em função da quantidade de água consumida, de águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em Riba de Ave: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode

Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Riba de Ave vai ser necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Riba de Ave.

Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como celebrar um contrato de água em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão

Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..

Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em Riba de Ave Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
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Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço

Quando celebrar um contrato de água em Riba de Ave terá de reunir a documentação de identificação e prova de ocupação legítima do imóvel.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Vila Nova de Famalicão.

É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Vigência do Contrato da Água com a CM de Vila Nova de Famalicão

O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.

Os serviços de recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, e de fornecimento de água, terão início em simultâneo, sempre e quando façam parte do mesmo contrato de água..

Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:

  • Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cancelar o contrato de água em Riba de Ave

O contrato de água pode ser cancelado junto da CM de Vila Nova de Famalicão a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.

Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à CM de Vila Nova de Famalicão e indicar a morada para o envio da última fatura.

Poderá solicitar o cancelamento do contrato de água com a CM de Vila Nova de Famalicão através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento.

Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento ao utilizador aquando do cancelamento do contrato de fornecimento de água em Riba de Ave.

Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a CM de Vila Nova de Famalicão, reúna os documentos seguintes

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Transmissão de Titular do Contrato de Água em Riba de Ave

O pedido de alteração de titularidade do contrato de água com a Riba de Ave é permitido aos utilizadores:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para mudar de titular do contrato de água junto da Riba de Ave terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Riba de Ave.

Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.

No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita

Pedir a Ligação da Água à CM de Vila Nova de Famalicão

Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da CM de Vila Nova de Famalicão.

Em princípio, a companhia de água CM de Vila Nova de Famalicão, terá a responsabilidade sobre a instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Vila Nova de Famalicão

Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da CM de Vila Nova de Famalicão, sempre e quando seja verificada uma distância superior aos 20 (vinte) metros de distância.

Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.

Enviar a leitura da água à CM de Vila Nova de Famalicão: leituras e contadores

Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à CM de Vila Nova de Famalicão de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.

Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.

contador da agua

Se já tem ideia sobre a data ideal para enviar as suas leituras da água à CM de Vila Nova de Famalicão saiba como ler o contador de água no seu caso:

 
Contador da Água Como extratir a contagem de água
contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

De 6 em 6 meses, será enviado um técnico da CM de Vila Nova de Famalicão para extrair a contagem do seu contador de água.

A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.

O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.