Serviços de água Ponte: contratos, faturas, leituras
Se é utilizador de água em Ponte, Vila Verde, e já conhece a sua companhia de água, saiba tudo sobre os contratos de água, as tarifas da água, como enviar as leituras e qual data para o efeito, indicada na fatura da água.
Serviços de água em Ponte, Vila Verde
A companhia de água responsável pelo fornecimento de água em Ponte, Vila Verde, serve uma população de habitantes.
É devido ao fornecimento de água que os consumidores procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para celebrar um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, alterar de titular do contrato de água, verificar a tarifa da água, comunicar a leitura da água ou solicitar informações sobre a conta de água.
Para contactar com CM de Vila Verde é possível ligar o + 351 253 310 500. A CM de Vila Verde localiza-se em Praça do Município , 4730-733.
Solicitar informações sobre a abertura de conta de água e sobre a sua companhia de água CM de Vila VerdeTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Contacte um especialista da Selectra:
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Para solicitar o fornecimento de água no seu concelho será necessário ligar à CM de Vila Verde através de + 351 253 310 500.
Do mesmo modo, poderá ligar para a Selectra para o número 210 202 913. Se preferir, poderá fazer uma chamada gratuita.
Ajudamos a resolver a sua questão junto da companhia de água CM de Vila Verde seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
Tarifários de água em Ponte, Vila Verde
Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
- Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de abastecimento público de água, serviços de saneamento e águas residuais;
- Tarifa Variável: depende do consumo de água, das águas residuais ou da recolha de resíduos;
- Taxa de Recursos hídricos;
- Taxa de gestão de resíduos;
- IVA legalmente exigível.
Contrato de água em Ponte: como celebrar, rescindir, alterar e quem pode
Para que possa celebrar, rescindir ou alterar o contrato de água em Ponte é necessário provar que é ocupante legítimo do imóvel no concelho de Ponte.
Assim, os utilizadores que disponham de título válido para o efeito poderão ser:
- Proprietários ou Usufrutuários
- Arrendatários ou Comodatários
- Um representante ou procurador com documento autenticado.
Como celebrar um contrato de água em Ponte, Vila Verde
Os contratos de fornecimento e de recolha devem ser realizados por escrito, assim como podem ser celebrados à distância, ao domicílio e equiparados..
Informe-se acerca da celebração de novos contratos para sua casa ou empresa em Ponte Trate da contratação de água, energia e internet com um especialista da Selectra:
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Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço
Para fazer um contrato de água em Ponte terá de reunir a documentação de identificação e prova de ocupação legítima do imóvel.
- Identificação do Cliente
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
- Número de Contribuinte.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à CM de Vila Verde.
Deverá não esquecer-se que, para isso, deverá possuir um dos documentos abaixo:
- Prova de Legitimidade de Ocupante
- Contrato de Arrendamento;
- Escritura de Arrendamento;
- Contrato de Comodato;
- Caderneta Predial;
- Escritura de Compra e Venda;
- Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.
Vigência do Contrato da Água com a CM de Vila Verde
O contrato de provisão de água deverá dar ao início ao fornecimento de água cinco dias após ter sido realizado e desde que asseguradas as condições de ligação.
O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..
Sempre que o serviço de recolha de águas residuais se contratulize de forma autónoma do contrato de abastecimento de água, aquele produzirá efeitos:
- Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
- Após a data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.
Como rescindir o contrato de água em Ponte
O contrato de água pode ser cancelado junto da CM de Vila Verde a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.
De modo a que o cancelamento do contrato se torne efetivo, deverá comunicar a última leitura da água à CM de Vila Verde e indicar a morada para o envio da última fatura.
Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a CM de Vila Verde através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.
Cancelar o contrato de água tem custos? Algumas empresas de água cobram uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o pedido rescisão do contrato de água em Ponte.
Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a CM de Vila Verde, tenha consigo os documentos seguintes
- Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
- Leitura do contador;
- Cartão do Cidadão.
O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º
Mudança de Titularidade o Contrato de Água em Ponte
A solicitação da transmissão do contrato de água à Ponte é possível para os seguintes utilizadores finais:
- Identificação do Cliente
- Proprietários;
- Usufrutuários;
- Arrendatários ou Comodatários;
- Um representante mandatado com procuração.
Para solicitar a mudança de titular do contrato de água à Ponte terá de ter reunir alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá pedir a mudança de titular do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento Ponte.
Se o anterior ocupante do imóvel tiver contraído dívidas com a companhia de água, não poderá ser recusada a celebração do contrato de abastecimento de água ao novo utilizador.
No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita
Pedir a Ligação da Água à CM de Vila Verde
Desde logo, para solicitar a ligação da água no seu imóvel deverá contactar a CM de Vila Verde.
Em princípio, a entidade gestora CM de Vila Verde, deverá a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da CM de Vila Verde
Em primeiro lugar, a instalação dos ramais de ligação depende de uma avaliação técnica e económica por parte da CM de Vila Verde, sempre e quando se verifique a superação dos 20 (vinte) metros de distância.
No caso da distância entre o imóvel e o ramal de ligação superar os 20 (vinte) metros de distância, o utilizador poderá ser responsável pela respetiva faturação.
Dar contagem da água à CM de Vila Verde: leituras e contadores
Desde logo, deverá dar a leitura de água mensalmente à CM de Vila Verde por forma a evitar uma faturação baseada em estimativas..
Verifique a data correta na sua fatura para envio da leitura da água.
Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à CM de Vila Verde fique a saber como ler o seu contador de água:
Contador da Água | Como extratir a contagem de água |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 algarismos indicados nos ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 números com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os algarismos com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
Semestralmente, será enviado um técnico por parte da CM de Vila Verde para fazer a contagem da água do seu contador.
A lei tipifica que deve ser permitido o acesso do técnico junto do contador. No caso de ser impedido por três vezes consecutivas, o fornecimento de água será suspenso.
O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.
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