
Serviço de Água
Serviço de apoio às suas gestões de água
Chamada Simples
Apoio Profissional Grátis
Solução Rápida
Se é utilizador de água em Calde, Viseu, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.
A companhia de água responsável pelo abastecimento de água em Calde, Viseu, serve uma população de habitantes.
É devido ao abastecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao consumidor, seja para fazer um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, transmitir a posição contratual do contrato de água, consultar o preço da água, dar a contagem da água ou pedir informações sobre o contrato da água.
Para contactar com SMAS de Viseu é possível ligar o + 351 232 470 670. A SMAS de Viseu situa-se em R. Conselheiro Afonso de Melo , 3510-024.
Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua companhia de água SMAS de ViseuMude de titular do seu contrato de água, luz, gás.... num telefonema. Informe-se com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 (Serviço Grátis)
Anúncio - Serviço de apoio da Selectra independente dos fornecedores de água.
Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à SMAS de Viseu através de + 351 232 470 670.
Também poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.
Oferecemos ajuda para solucionar a sua questão da companhia de água SMAS de Viseu seja para contratos de água, leituras, faturas, tarifas ou outras informações relacionadas com a sua conta da água.
As tarifas de água são publicados pelos fornecedores de água em Janeiro de cada ano.
A divulgação do tarifário de água deverá ser assegurada junto dos utilizadores, seja nos postos de atendimento, seja no sítio na internet da entidade gestora e da entidade titular.
A estrutura tarifária divide-se em 5 (cinco) partes:
Para que possa celebrar, alterar ou rescindir o contrato de água em Calde vai ser necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de Calde.
Como tal, terá de ser um dos seguintes utilizadores com título válido:
Os contratos de abastecimento e recolha de águas residuais devem ser realizados por escrito, tanto à distância, como ao domicílio e equiparados..
Solicite informações sobre como fazer um contrato de água para sua casa ou empresa em Calde Trate da sua conta de água, luz, internet numa só chamada. Fale com um especialista da Selectra:
☎️ 210 202 913 Serviço Grátis
Serviço independente de apoio ao cliente da Selectra.
Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o consumidor não seja o titular do contrato de água e não esteja autorizado pelo mesmo a usufruir do serviço
Quando celebrar um contrato de água em Calde deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo.
Do mesmo modo, o contrato deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo e enviado à SMAS de Viseu.
É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:
O contrato de abastecimento de água deverá começar por produzir efeitos, num prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de início do fornecimento do contrato, desde que asseguradas as condições físicas para efetivação da ligação.
O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..
Quando o serviço de recolha de águas residuais seja contratada de forma independente do serviço de fornecimento de água, aquele contrato produzirá efeitos:
O ocupante legítimo do imóvel poderá cessar o contrato de água junto da SMAS de Viseu a qualquer momento, pelo motivo de desocupação imóvel.
Para que o cancelamento do contrato se torne efectivo, deverá enviar a última contagem da água à SMAS de Viseu e facultar a nova morada para envio da última fatura.
É possível rescindir o seu contrato de água com a SMAS de Viseu através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento.
Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas entidades gestoras requerem uma taxa de cancelamento para que possa ser realizado o pedido rescisão do contrato de água em Calde.
Finalmente, na hora de terminar o seu contrato de água com a SMAS de Viseu, deverá ter à mão os documentos seguintes:
O cancelamento do contrato de abastecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando o mesmo seja denunciado, nos termos do artigo 79.º ou por caducidade, nos termos do artigo 80.º
A solicitação da transmissão do contrato de água à Calde é permitido aos utilizadores:
Para mudar de titular do contrato de água junto da Calde vai necessitar de facultar alguns dos documentos abaixo:
Mudança de Titularidade do Contrato de Água |
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Óbito ou viuvez |
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Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento Calde.
A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.
No entanto, a companhia da água poderá recusar a celebração de um novo contrato com o ocupante do imóvel quando exista uma dívida pendente, exceptuando se a mesma tiver sido prescrita
Desde logo, deverá pedir a ligação de água junto da SMAS de Viseu.
Em princípio, a companhia de água SMAS de Viseu, será a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.
Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da SMAS de Viseu, uma vez verificada uma distância superior aos 20 (metros) de distância do imóvel.
Os custos da instalação do ramal poderá ser da responsabilidade do utilizador do imóvel sempre que a distância entre o imóvel e o local de instalação supere os 20 (vinte) metros.
Em primeiro, procure comunicar a leitura da água mensalmente à SMAS de Viseu de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.
Na sua fatura, poderá constatar a data mais indicada para a comunicação da leitura da água, consoante a imagem abaixo.
Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à SMAS de Viseu é também importante saber como ler o contador de água:
Tipo de Contador | Como ler o contador de água |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 3 números indicados nos ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros ✅ leia-os no sentido dos ponteiros do relógio ✅ não considere o último de todos |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os litros identificados pelos 2 dígitos com fundo vermelho ✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro |
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✅ os números com fundo de cor branca ou preta (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
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✅ os algarismos a preto (m3) ✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros) ✅ sem considerar o último algarismo |
Semestralmente, será enviado um técnico por parte da SMAS de Viseu para fazer a contagem da água do seu contador.
A lei exige o acesso do técnico junto do contador de água. O seu impedimento por mais de 3 vezes consecutivas poderá levar à suspensação do abastecimento de água.
O diâmetro do contador de água é determinado pela entidade gestora consoante o perfil do consumo e tipo de utilizador.