Gestões de água União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá: contratos, faturas, leituras

Se é consumidor de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá, Viseu, e conhece a empresa de água na sua zona, saiba tudo sobre o contrato de água, tarifas de água, leituras e contadores de água.

Gestões de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá, Viseu

A empresa de água responsável pela provisão de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá, Viseu, serve uma população de habitantes.

É devido ao abastecimento de água que os utilizadores procuram o serviço de apoio ao cliente, seja para fazer um novo contrato de água, rescindir o seu contrato de água, alterar de titular do contrato de água, confirmar o tarifário de água, enviar a leitura da água ou pedir informações sobre a fatura da água.

Para contactar com SMAS de Viseu é possível ligar o + 351 232 470 670. A SMAS de Viseu encontra-se em R. Conselheiro Afonso de Melo , 3510-024.

Solicitar apoio telefónico especializado sobre contratos de água e sobre a sua empresa de água SMAS de ViseuTransifra o seu contrato de água, luz, gás... numa chamada. Contacte um especialista da Selectra:
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Para solicitar a provisão de água no seu concelho será necessário ligar à SMAS de Viseu através de + 351 232 470 670.

Igualmente, poderá contactar a Selectra para o número 210 202 913. Caso prefira, poderá fazer uma chamada gratuita.

Damos apoio para qualquer questão junto da empresa de água SMAS de Viseu seja para contratações de água, contagens, tarifas, faturas e outros assuntos para clientes de água.

Tarifários de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá, Viseu

Os tarifários da água são definidos pelas empresas de água em Janeiro de cada ano.

As tarifas da água deverão ser públicas para os utilizadores junto dos balcões de atendimento e nos websites das entidade gestora e entidade titular.

A estrutura da tarifa compõe-se em 5 (cinco) partes:

  • Tarifa de Disponibilidade: provisão dos serviços de abastecimento público de água, serviços de saneamento e águas residuais;
  • Tarifa Variável: oscila em função da água que é consumida, das águas residuais urbanas ou de resíduos recolhidos;
  • Taxa de Recursos hídricos;
  • Taxa de gestão de resíduos;
  • IVA legalmente exigível.

Contrato de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá: quem pode e como celebrar, rescindir, alterar

Para que possa celebrar, rescindir ou alterar o contrato de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá é necessário fazer prova da ocupação legítima do imóvel no concelho de União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá.

Para isso, deverá ser um dos utilizadores com título válido para o efeito:

  • Proprietários ou Usufrutuários
  • Arrendatários ou Comodatários
  • Um representante ou procurador com documento autenticado.

Como celebrar um contrato de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá, Viseu

Os contratos de fornecimento e de recolha devem ser realizados por escrito, assim como podem ser celebrados à distância, ao domicílio e equiparados..

Informe-se acerca do seu novo contrato de água para sua casa ou empresa em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá Faça o contrato de água, luz e internet numa só chamada com a Selectra:
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Interrupação do serviço de fornecimento de água por culpa do consumidor Quando o utilizador não apresente prova de ser o titular do contrato de água e também não tenha sido autorizado pelo mesmo a utilizar o serviço

Quando celebrar um contrato de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá deverá ser assinado pelo cliente, representante ou procurador legítimo.

  • Identificação do Cliente
  • Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte;
  • Nalguns casos, aceitam a Carta de Condução;
  • Número de Contribuinte.

Assim, o Cliente, representante ou procurador deverá assinar o contrato e enviá-lo à SMAS de Viseu.

É importante ter em conta que, para isso, precisa possuir um dos documentos apresentados abaixo:

  • Prova de Legitimidade de Ocupante
  • Contrato de Arrendamento;
  • Escritura de Arrendamento;
  • Contrato de Comodato;
  • Caderneta Predial;
  • Escritura de Compra e Venda;
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura de Trespasse.

Permanência do contrato de água com a SMAS de Viseu

O contrato de fornecimento de água produzirá efeitos dentro dos cinco dias úteis após a data de início do contrato, sendo necessário que as condições de ligação estejam garantidas.

O contrato de água deverá dar início, em simultâneo, aos serviços de fornecimento de água, recolha de águas residuais urbanas e ou de gestão de resíduos urbanos, sempre e quando tais serviços sejam objeto de contrato conjunto..

Sempre que o serviço de recolha de águas residuais se contratulize de forma autónoma do contrato de abastecimento de água, aquele produzirá efeitos:

  • Desde a data de ligação do ramal à rede predial, se o serviço for prestado por redes fixas, salvo no caso do imóvel se encontrar comprovadamente desocupado;
  • A partir da data da outorga do contrato, se o serviço for prestado por meios móveis.

Como cessar o contrato de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá

O contrato de água poderá ser rescindido pelo proprietário ou inquilino junto da SMAS de Viseu a qualquer momento, pelo ocupante legítimo do imóvel.

Para tornar efetiva a rescisão do contrato, deverá comunicar a última leitura do contador à SMAS de Viseu e facultar a nova morada para envio da última fatura.

Poderá comunicar a rescisão do contrato de água com a SMAS de Viseu através de email, por escrito ou presencialmente, junto do balcão de atendimento.

Paga-se para cancelar o contrato de água? Algumas companhias de água exigem uma taxa de cancelamento ao cliente para que seja efetuado o cancelamento do contrato de fornecimento de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá.

Por fim, quando quiser tornar efetivo o cancelamento do seu contrato de água com a SMAS de Viseu, tenha consigo os documentos seguintes

  • Fatura ou n.º de cliente / conta e n.º de instalação;
  • Leitura do contador;
  • Cartão do Cidadão.

O termo do contrato de fornecimento de água, de recolha de águas residuais urbanas e ou de recolha de resíduos acontece quando denunciado, nos termos do artigo 79.º ou caducidade, nos termos do artigo 80.º

Alteração de titularidade do contrato de água em União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá

A mudança de titular do contrato de água com a União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá é permitido aos utilizadores:

  • Identificação do Cliente
  • Proprietários;
  • Usufrutuários;
  • Arrendatários ou Comodatários;
  • Um representante mandatado com procuração.

Para mudar de titular do contrato de água junto da União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá deverá apresentar alguns dos documentos abaixo:

Mudança de Titularidade do Contrato de Água
  • Cartão do Cidadão;
  • Pedido escrito e aceitação por parte do transmitente;
  • Contagem da água atual;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário;
Óbito ou viuvez
  • BI ou Cartão do Cidadão;
  • Certidão de Óbito;
  • Leitura atual do contador;
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento ou Declaração do Proprietário.

Poderá solicitar a alteração de titularidade do contrato de água: Através de email, por escrito ou presencial, junto balcão de atendimento União das freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá.

A companhia de água não poderá recusar a celebração do contrato de água com o novo cliente tendo por motivo quaisquer dívidas contraídas pelo anterior ocupante do mesmo imóvel.

No entanto, poderá ser negada a realização de um novo contrato com o ocupante do imóvel se houver uma dívida por liquidar junto da companhia, com a exceção da mesma encontrar-se prescrita

Solicitar a Ligação de Água à SMAS de Viseu

Desde logo, será necessário requerer a ligação de água junto da SMAS de Viseu.

Em princípio, a companhia de água SMAS de Viseu, será a responsável pela instalação, conservação, renovação e substituição dos ramais de ligação.

Instalação, preservação e substituição dos ramais de ligação da SMAS de Viseu

Primeiramente, os ramais de ligação serão instalados após uma avaliação técnica e económica da SMAS de Viseu, sempre e quando se verifique a superação dos 20 (vinte) metros de distância.

O utilizador poderá ser o responsável pelas despesas de faturação relativas à instalação do ramal sempre que sejam superados os 20 (vinte) metros de distância entre o imóvel e o local de instalação.

Enviar a leitura da água à SMAS de Viseu: contadores e contagens

Desde logo, deverá dar a leitura de água mensalmente à SMAS de Viseu de maneira a evitar pagar faturas com valores estimados.

Consulte data indicada na sua fatura para dar a contagem da água na altura do mês mais correta.

contador da agua

Uma vez conhecendo a data adequada para comunicar a leitura da água à SMAS de Viseu fique a saber como ler o seu contador de água:

 
Contadores de Água Como extratir a contagem de água
contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 3 dígitos indicados nos ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 2 algarismos indicados no 1º e 2º ponteiros

✅ extraia-os no sentido dos ponteiros do relógio

✅ não considere o último de todos

contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os litros identificados pelos 2 algarismos com fundo vermelho

✅ o algarismo indicado no 1º ponteiro

contador da agua

✅ os dígitos com fundo de cor branca ou preta (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

contador da agua

✅ os algarismos a preto (m3)

✅ os 3 algarismos com fundo vermelho (litros)

✅ sem considerar o último algarismo

A cada 6 meses, será enviado um técnico da SMAS de Viseu para extrair a leitura junto do seu contador.

A lei tipifica que deve ser permitido o acesso do técnico junto do contador. No caso de ser impedido por três vezes consecutivas, o fornecimento de água será suspenso.

O fornecedor de água é quem determina qual o diâmetro do contador de água em função do perfil de consumo e tipo de consumidor.