Tudo sobre como comunicar à ADRA as leituras da água
Fique a par do processo de comunicar leituras à ADRA Aveiro. Conheça as vantagens e verifique as instruções e meios por onde pode dar a leitura à Águas da Região de Aveiro, incluindo o envio de leituras pelo ADRANet.
Todo o processo de leituras da ADRA
A comunicação leituras à ADRA pode ser bastante vantajosa para os clientes da companhia, reunindo um conjunto de benefícios tais como:
- Transparência na faturação, com base em consumos reais;
- Controlo mais preciso sobre os níveis de água consumidos;
- Redução da probabilidade de eventuais ajustes ou cobranças indevidas;
- Garantia de uma contagem atualizada, evitando interrupções no abastecimento por atrasos nas leituras;
- Deteção mais rápida de avarias, como fugas, evitando o desperdício e gastos adicionais.
Para uma gestão ainda mais atenta dos seus consumos de água da ADRA Aveiro, consulte os valores das tarifas da ADRA em 2025.
Como fazer a comunicação de leituras à ADRA
O processo de comunicar de leituras à ADRA Aveiro implica sempre a apresentação de duas informações, sendo elas:
- Código de Cliente, dentro da secção de 'Dados do Cliente' na frente da fatura da ADRA;
- Registo da leitura do contador de água.
Em relação ao último requisito mencionado, o registo da leitura é feito de acordo com o modelo do contador de água da ADRA que possui no seu domicílio.
Para facilitar este processo, desenvolvemos um manual de instruções para que possa dar a contagem da água à ADRA da forma correta.
Verifique em baixo os passos ou instruções para enviar à ADRA as suas leituras:
Modelo do contador ADRA | Instruções |
---|---|
![]() | Neste primeiro modelo de contador, a leitura é feita pelos valores registados no fundo branco ou preto, acompanhado pelos 3 algarismos do fundo vermelho. |
![]() | Verifique os números no fundo branco ou preto, seguido dos de fundo vermelho. Adicionalmente, registe o valor para o qual o primeiro ponteiro aponta. O segundo ponteiro, marcado com um 'X', não é contabilizado. |
![]() | Atente aos algarismos no fundo de cor branca ou preta, seguindos dos de fundo vermelho. Tome também nota dos números apontados pelo primeiro e segundo ponteiros. O terceiro ponteiro é excluído desta leitura. |
![]() | Tome nota dos valores nos fundos branco ou preto, bem como dos algarismos apontados pelos três ponteiros em ilustração, não contando com o quarto ponteiro marcado com cruz na imagem. |
Atenção!
Todas as leituras que contam com os valores registados pelos ponteiros do contador devem ser lidos no sentido dos ponteiros do relógio.
Onde comunicar leituras à ADRA
Com o registo da leitura feito, resta terminar este processo através dos meios adequados.
Assim, veja abaixo as opções disponíveis por onde comunicar a leitura da água à ADRA:
- Posso comunicar leituras à ADRA por...
- Telefone, através da linha de atendimento de leituras da ADRA;
- Atendimento presencial, em alguma das lojas da ADRA Aveiro;
- Balcão digital, o ADRANet.
Além das leituras pelo ADRANet, este balcão oferece um conjunto de outras mais-valias aos seus clientes. Para usufruir de todas as opções oferecidas pela plataforma, efetue a inscrição no balcão digital do ADRANet.
Perguntas Frequentes sobre as leituras da Águas da Região de Aveiro
Quais as vantagens em comunicar leituras à ADRA?
Ao dar a leitura à ADRA acaba por ter mais controlo sobre as suas faturas, minimiza a possibilidade de ajustes ou cobranças indevidas e obtém um diagnóstico mais rápido de avarias, entre outros benefícios da comunicação das leituras à ADRA.
O que preciso de reunir para dar a minha leitura à ADRA?
Na comunicação de leituras à ADRA Aveiro deve apresentar o Código de Cliente, inserido na fatura da ADRA Aveiro, bem como o registo da leitura do contador da ADRA. Verifique em detalhe as instruções de registo de leituras da ADRA para cada modelo de contador.
Por onde posso enviar a comunicação de leituras da ADRA?
Existem três canais para comunicar leituras à ADRA: pelo telefone para comunicação de leituras da ADRA, num balcão presencial da ADRA ou através do ADRANet.