Fazer, cancelar e alterar titular do contrato nos SMAS Sintra

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Damos-lhe a conhecer as diferentes gestões que pode fazer no seu contrato com os SMAS Sintra e qual a documentação a reunir para cada uma delas.

Fazer um novo contrato de água com os SMAS Sintra

Para novos contratos dos SMAS de Sintra deve começar por reunir a documentação necessária, e só depois submetê-la por um dos meios disponíveis.

Se é cliente doméstico SMAS Sintra, pode verificar em baixo tudo aquilo que é necessário para fazer um contrato com os SMAS de Sintra.

  • Para clientes domésticos dos SMAS Sintra:
  • Cartão de Cidadão ou outro Documento de Identificação válido;
  • Número de Contribuinte (NIF);
  • Documento do imóvel (uma das opções): Certidão do registo predial (emissão inferior a 6 meses), Caderneta predial (emissão inferior a 6 meses), Escritura (emissão inferior a 1 ano), Contrato de arrendamento, Contrato de comodato;
  • Registo da leitura do contador atualizada (caso esteja instalado).

Além do mais, podemos avaliar os requisitos dos contratos dos SMAS Sintra para empresas em baixo.

  • Para pessoas coletivas dos SMAS Sintra:
  • Cartão de Cidadão ou outro Documento de Identificação válido do representante;
  • Certidão Comercial;
  • Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC);
  • Registo da leitura do contador atualizada (caso esteja instalado).

Atenção!

Caso o titular não possa estar presente, deve assinar uma declaração em como concede a outro elemento o direito de celebrar o contrato dos SMAS Sintra em seu nome.

No caso de empresas e pessoas coletivas, é necessário que a entidade esteja corretamente identificada e que preencha a declaração mencionada, tendo de possuir autoridade para a representar legalmente.

Em relação ao pedido de novo contrato dos SMAS Sintra, e independentemente do tipo de cliente, a principal opção é fazer o contrato de água online nos SMAS Sintra.

Este método passa por preencher e submeter o formulário de celebração de contrato dos SMAS Sintra que se encontra no site.

Conheça as componentes deste formulário e o que é exigido em cada uma delas:

  • Identificação do requerente: Nome, Número de Contribuinte, Dados do Documento de Identificação, Telefone, Email e Tipo de Cliente;
  • Identificação do local do novo contrato: Morada, Localidade, Código Postal, Matriz e Número de Licença de Utilização (caso exista);
  • Identificação da utilização (uma das opções): Habitação, Garagem, Condomínio, Estado, IPSS ou Comércio/Escritório/Armazém/Indústria
  • Identificação da leitura do contador (para contadores da água já instalados): Registo da Leitura, Número do Contador, Ano e Marca do Contador;
  • Outras secções: Identificação dos dados de faturação, Adesão ao Projeto Biorresíduos, Observações, Aprovação de termos e condições, tratamento de dados pessoais e regulamentos;
  • Ficheiros: Documento de Identificação, Documento da Casa, Registo do Contador e outros;

Saiba que...

Também no balcão digital dos SMAS Sintra pode fazer um novo contrato. Depois de feito, esta plataforma permite-lhe ainda gerir e atualizar os respetivos dados.

Alterar o titular do contrato de água com os SMAS Sintra

A mudança de titular com os SMAS Sintra é um processo que, geralmente, ocorre nos contextos de:

  • Viuvez;
  • Divórcio;
  • Falecimento do titular;
  • Venda/arrendamento ou mudança de imóvel;
  • Passagem de responsabilidade contratual;

O processo é frequentemente semelhante ao da celebração do contrato de água pelo que, caso queira alterar o titular do contrato dos SMAS Sintra, saiba que se deve fazer acompanhar da mesma documentação utilizada para um novo contrato de água com os SMAS.

Ainda assim, pode sempre consultar o guia de alteração de titularidade de contratos de água e ficar a par de informação adicional sobre este tema.

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Cancelar um contrato de água com os SMAS Sintra

A rescisão do contrato de água nos SMAS Sintra faz-se através de alguma documentação, à semelhança das restantes gestões dos contratos dos SMAS Sintra já apresentadas.

Em seguida, deixamos-lhe as condições do cancelamento do contrato com os SMAS de Sintra, começando pelos requisitos aplicados ao titular do contrato dos SMAS:

  • Cancelamento do contrato dos SMAS Sintra feito pelo titular:
  • Cartão de Cidadão ou outro Documento de Identificação válido;
  • Dados do requerente (Nome e Número de Cliente);
  • Identificação do local de consumo e indicação da data desejada para cancelar o contrato;
  • Registo da leitura do contador atualizada;
  • Morada para o envio da última faturação.

Por outro lado, a rescisão contratual nos SMAS Sintra também pode ser feita por terceiros, em representação do responsável pelo contrato com os SMAS Sintra:

  • Cancelamento do contrato dos SMAS Sintra feito por terceiros:
  • Cartão de Cidadão ou outro Documento de Identificação válido do titular e do seu representante;
  • No caso de falecimento do titular: Apresentação da certidão de óbito;
  • Identificação do local de consumo e indicação da data desejada para cancelar o contrato;
  • Registo da leitura do contador atualizada;
  • Morada para o envio da última faturação.

Uma vez mais, este tipo de pedidos é oficializado por um formulário, mais concretamente através da declaração para a rescisão do contrato com os SMAS Sintra, devidamente completada e enviada para um destes meios:

Além destas opções de envio, pode sempre cancelar o contrato dos SMAS Sintra online, mais concretamente pelo seu balcão digital.

Com a conta de cliente já criada, não há necessidade de submeter o dado formulário ou de anexar documentação adicional.

O pedido de cancelamento do contrato dos SMAS deve ser realizado, no mínimo, 7 dias úteis antes da data na qual pretende terminar efetivamente com o serviço de abastecimento.

Perguntas Frequentes sobre o contrato dos SMAS Sintra

Como posso fazer o meu contrato com os SMAS Sintra via online?

Os novos contratos com os SMAS Sintra podem ser realizados por balcão digital, ou ainda preenchendo o devido formulário. Saiba mais sobre como preencher o formulário de celebração de contrato dos SMAS Sintra.

Quais os casos em que se altera o titular do contrato dos SMAS Sintra?

A mudança de titularidade do contrato dos SMAS de Sintra é permitida a qualquer utilizador, sendo habitualmente solicitada em casos de viuvez, divórcio, falecimento do titular e outros. Se é do seu interesse, verifique o guia de alteração de titularidade de contratos de água.

Do que preciso de reunir para rescindir contrato com os SMAS Sintra?

Os requisitos para o cancelamento do contrato dos SMAS de Sintra variam consoante a rescisão seja feita pelo próprio titular do contrato ou por um representante. Aceda às listas de documentos necessários para o cancelamento de contrato dos SMAS Sintra.