Conheça a EPAL: Serviços, Preços e Guia de Roturas em Lisboa

É cliente da EPAL? Saiba mais sobre o abastecimento de água, explore as tarifas e serviços disponibilizados e descubra o que fazer em caso de rotura ou falta de água com a EPAL em Lisboa.
Sobre a EPAL
A EPAL (Empresa Pública de Águas Livres) foi fundada em 1974 e é uma empresa portuguesa a atuar no abastecimento e distribuição de água na regiões de Lisboa e Vale do Tejo.
Trata-se da maior e mais antiga empresa a nível nacional neste setor de domínio público e a maior empresa do Grupo AdP - Águas de Portugal, responsável pela sua total detenção.
EPAL Informações Gerais | |
---|---|
Nome da Empresa | Empresa Portuguesa das Águas Livres |
Logo da EPAL | ![]() |
Contacto Geral | 213 251 000 [email protected] |
Sede da EPAL | Avenida da Liberdade 24, 1250-144 Lisboa, Portugal |
Total de municípios abrangidos* | Aprox.90 |
*Gestão conjunta com as ADVT - Águas do Vale do Tejo.
A EPAL Lisboa, em conjunto com as ADVT - Águas do Vale do Tejo, atuam em aproximadamente 90 municípios, o equivalente a mais de 30% do território de Portugal continental e que serve cerca de 3,5 milhões de habitantes.
Serviços da EPAL
É possível solicitar à EPAL a prestação de variados serviços, alguns dos quais podem até ser diretamente deduzidos na conta de água do mês seguinte.
Estes serviços incluem:
- Reparação de tubagens;
- Instalação de tubagens (aplicável a contadores de água de serviços comuns);
- Substituição de torneira de segurança e torneira de passagem (com válvula "olho-de-boi");
- Vedação de torneiras;
- Aberturas e fechos da água em casos urgentes ou de reparação;
- Monitorização do consumo de água e eventuais anomalias através do serviço Waterbeep;
- Controlo metrológico dos contadores de água fria;
- Ensaios e calibrações dos contadores de água fria e medidores de caudal;
- Testes de desempenho e de recepção qualitativa de contadores de água fria e medidores de caudal.
Qual a sua tarifa da EPAL em 2025?
Consulte em detalhe os preços da EPAL, estabelecidos de acordo com os vários escalões disponíveis. Verifique abaixo as diferentes condições de adesão e tarifas da EPAL:
Tipo de Escalão | Nível de consumo de água (m3) | €/m3 |
---|---|---|
1º Escalão | Até 5 | 0,4458 |
2º Escalão | Entre 5 e 15 | 0,8338 |
3º Escalão | Entre 15 e 25 | 1,9625 |
4º Escalão | Superior a 25 | 2,4977 |
Tipo de Escalão | Nível de consumo de água (m3) | €/m3 |
---|---|---|
1º Escalão | Até 15 | 0,4458 |
2º Escalão | Entre 15 e 25 | 1,9625 |
3º Escalão | Superior a 25 | 2,4977 |
A tarifa social da EPAL destina-se a famílias cujo rendimento bruto é menor do que 75% do valor anual do salário mínimo garantido.
Tipo de Escalão | €/m3 |
---|---|
1º Escalão | 0,4458 |
2º Escalão | 0,7314 |
3º Escalão | 1,9625 |
*Destinada a agregados familiares iguais ou superiores a 5 pessoas.
Roturas e Faltas de Água na EPAL
As avarias da EPAL na interrupção do abastecimento de água podem ter diferentes motivos.
Nesta secção, ajudamo-lo a saber como proceder em ocorrências de falta de água ou até de uma possível rotura ou fuga de água domiciliária.
- No caso de uma rotura de água domiciliaria da EPAL deve...
- Fechar todas as torneiras, excepto a torneira de segurança. Se o ponteiro de cor vermelha da torneira de segurança se mover, existe perda de água pelas torneiras ou autoclismo ou então é uma rotura não visível.
- Ao se tratar de uma rotura visível, incluindo nas canalizações e torneiras, feche a torneira de segurança e proceda à reparação.
Caso permaneça com problemas no abastecimento de água, consulte o contacto telefónico de avarias da EPAL.
Se o seu problema não é uma fuga mas ainda assim a sua rede de abastecimento está com perturbações, pode estar perante uma ocorrência de falta de água com a EPAL.
Sendo caso disso, confirme de imediato que as torneiras estão fechadas e desligue os aparelhos elétricos que funcionam à base de água.
Ao verificar que não existe interrupção no abastecimento da sua zona, siga então os seguintes passos:
- Averigue se a falta de água acontece em todo o prédio ou apenas no seu domicílio;
- Certifique-se de que a torneira de segurança, próxima do contador, está na posição aberta. Para tal, deverá manobrá-la no sentido oposto aos ponteiros do relógio.
Se receber um alerta de interrupção no serviço de abastecimento, recomenda-se que calcule a quantidade de água necessária para o período afetado.
Quer falar com um especialista?
Deixe-nos o seu contacto e nós ligamos-lhe.
Perguntas Frequentes sobre a EPAL Lisboa
O que é a EPAL?
A EPAL ou Empresa Portuguesa das Águas Livres é responsável pelo abastecimento de água potável e pela gestão dos serviços de saneamento nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo.
A quem se destina a tarifa social da EPAL?
A tarifa social da EPAL foi criada para famílias em contexto de carência económica, com um rendimento bruto menor do que 75% do valor total do salário mínimo anual.
O que faço em caso de rotura domiciliária com a EPAL?
Feche todas as torneiras exceto a de segurança e observe o movimento do ponteiro vermelho; se se mover, pode indicar uma rotura não visível. Em caso de rotura visível, feche a torneira de segurança. Se necessário, reporte à companhia pela linha de avarias da EPAL.
Conheça a EPAL
Contratos da EPAL: Celebração, Rescisão e Mudança de Titular
EPAL Contactos: Telefone, EPALnet, Lojas e outros contactos
Saiba como comunicar à EPAL as suas leituras da água
Entenda as suas faturas da água da EPAL ao pormenor