É cliente da EPAL? Saiba mais sobre o abastecimento de água, explore as tarifas e serviços disponibilizados e descubra o que fazer em caso de rotura ou falta de água com a EPAL em Lisboa.

Sobre a EPAL

A EPAL (Empresa Pública de Águas Livres) foi fundada em 1974 e é uma empresa portuguesa a atuar no abastecimento e distribuição de água na regiões de Lisboa e Vale do Tejo. Trata-se da maior e mais antiga empresa a nível nacional neste setor de domínio público e a maior empresa do Grupo AdP - Águas de Portugal, responsável pela sua total detenção.

EPAL Informações Gerais

Nome da Empresa

Empresa Portuguesa das Águas Livres

Logo da EPAL

logo-epal

Contacto Geral

213 251 000
[email protected]

Site da EPAL

www.epal.pt

Balcão Digital

www.aquamatrix.pt/EPALnet

Sede da EPAL

Avenida da Liberdade 24,
1250-144 Lisboa, Portugal

Total de municípios abrangidos*

Aprox.90

*Gestão conjunta com as ADVT - Águas do Vale do Tejo.

A EPAL Lisboa, em conjunto com as ADVT - Águas do Vale do Tejo, atuam em aproximadamente 90 municípios, o equivalente a mais de 30% do território de Portugal continental e que serve cerca de 3,5 milhões de habitantes.

 

Se não vive num dos 90 municípios abrangidos pela EPAL, descubra qual o seu fornecedor de água.

Serviços da EPAL

É possível solicitar à EPAL a prestação de variados serviços, alguns dos quais podem até ser diretamente deduzidos na conta de água do mês seguinte. Estes serviços incluem:

  • Reparação de tubagens;
  • Instalação de tubagens (aplicável a contadores de serviços comuns);
  • Substituição de torneira de segurança e torneira de passagem (com válvula "olho-de-boi");
  • Vedação de torneiras;
  • Aberturas e fechos da água em casos urgentes ou de reparação;
  • Monitorização do consumo de água e eventuais anomalias através do serviço Waterbeep;
  • Controlo metrológico dos contadores de água fria;
  • Ensaios e calibrações dos contadores de água fria e medidores de caudal;
  • Testes de desempenho e de recepção qualitativa de contadores de água fria e medidores de caudal;

Para solicitar a prestação de um ou mais destes serviços, contacte a EPAL através do site ou da sua linha de apoio ao cliente.

Qual a sua tarifa da EPAL em 2024?

Consulte em detalhe os preços da EPAL na hora de celebrar um novo contrato, de acordo com os vários escalões disponíveis. Verifique abaixo as diferentes condições de adesão e tarifas da EPAL:

Tarifas da EPAL 2024
Tipo de EscalãoNível de consumo de águaPreço por m3
1º EscalãoAté 5 m30,4458€
2º EscalãoEntre 5 m3 a 15 m30,8338€
3º EscalãoEntre 15 m3 a 25 m31,9625€
4º EscalãoSuperior a 25 m32,4977€
Tarifa Social da EPAL 2024
Tipo de EscalãoNível de consumo de águaPreço por m3
1º EscalãoAté 15 m30,4458€
2º EscalãoEntre 15 m3 a 25 m31,9625€
3º EscalãoSuperior a 25 m32,4977€

A tarifa social da EPAL destina-se a famílias cujo rendimento bruto é menor do que 75% do valor anual do salário mínimo garantido.

Tarifa Familiar da EPAL 2024*
Tipo de EscalãoPreço por m3
1º Escalão0,4458€
2º Escalão0,7314€
3º Escalão1,9625€

*Destinada a agregados familiares iguais ou superiores a 5 pessoas.

Roturas e Faltas de Água na EPAL

As avarias da EPAL na interrupção do abastecimento de água podem ter diferentes motivos. No guia abaixo ajudamo-lo a saber como proceder em ocorrências de falta de água ou até de uma possível rotura:

  • No caso de uma rotura de água deve...
  • Fechar todas as torneiras, excepto a torneira de segurança. Se o ponteiro de cor vermelha da torneira de segurança se mover, existe perda de água pelas torneiras ou autoclismo ou então é uma rotura não visível.
  • Ao se tratar de uma rotura visível, incluindo nas canalizações e torneiras, feche a torneira de segurança e proceda à reparação.

Caso permaneça com problemas no abastecimento de água, aceda aos contactos da EPAL e solicite a assistência de um piquete através do atendimento telefónico para roturas na via pública. Para roturas em prédios ou domicílios, obtenha ajuda junto da linha de apoio ao cliente da EPAL.

Ao entrar em contacto com um piquete da EPAL para roturas na via pública, deve indicar a localização exata da anomalia.

Se o seu problema não é uma fuga de água mas ainda assim a sua rede de abastecimento está com perturbações, pode estar perante uma ocorrência de falta de água com a EPAL. Sendo caso disso, confirme de imediato que as torneiras estão fechadas e desligue os aparelhos elétricos que funcionam à base de água.

Ao verificar que não existe interrupção no abastecimento da sua zona, siga então os seguintes passos:

  1. Averigue se a falta de água acontece em todo o prédio ou apenas no seu domicílio;
  2. Certifique-se de que a torneira de segurança, próxima do contador, está na posição aberta. Para tal, deverá manobrá-la no sentido oposto aos ponteiros do relógio.

Se receber um alerta de interrupção no serviço de abastecimento, recomenda-se que calcule a quantidade de água necessária para o período afetado.

Quer falar com um especialista?

Ligue e receba aconselhamento gratuito.

Assessor Independente

Quer falar com um especialista?

Deixe-nos o seu contacto e nós ligamos-lhe.

Assessor Independente

Perguntas Frequentes sobre a EPAL Lisboa

O que é a EPAL?

A EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres) é responsável pelo abastecimento de água potável e pela gestão dos serviços de saneamento nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo.

Como posso contactar a EPAL no caso de uma rotura?

Para roturas na via pública, ligue para a linha EPAL Roturas. Caso se trate de uma rotura num prédio ou domicílio, o serviço de piquetes da EPAL é pedido através do telefone de apoio ao cliente. Para estes e outros meios alternativos, consulte todos os contactos da EPAL.

A quem se destina a tarifa social da EPAL?

A tarifa social da EPAL foi criada para famílias em contexto de carência económica, com um rendimento bruto menor do que 75% do valor total do salário mínimo anual.

Conheça a EPAL