É cliente da EPAL? Saiba mais sobre o abastecimento de água, explore as tarifas e serviços disponibilizados e descubra o que fazer em caso de rotura ou falta de água com a EPAL em Lisboa.

Sobre a EPAL

A EPAL (Empresa Pública de Águas Livres) foi fundada em 1974 e é uma empresa portuguesa a atuar no abastecimento e distribuição de água na regiões de Lisboa e Vale do Tejo.

Trata-se da maior e mais antiga empresa a nível nacional neste setor de domínio público e a maior empresa do Grupo AdP - Águas de Portugal, responsável pela sua total detenção.

EPAL Informações Gerais

Nome da Empresa

Empresa Portuguesa das Águas Livres

Logo da EPAL

logo-epal

Contacto Geral

213 251 000
[email protected]

Sede da EPAL

Avenida da Liberdade 24,
1250-144 Lisboa, Portugal

Total de municípios abrangidos*

Aprox.90

*Gestão conjunta com as ADVT - Águas do Vale do Tejo.

A EPAL Lisboa, em conjunto com as ADVT - Águas do Vale do Tejo, atuam em aproximadamente 90 municípios, o equivalente a mais de 30% do território de Portugal continental e que serve cerca de 3,5 milhões de habitantes.

Serviços da EPAL

É possível solicitar à EPAL a prestação de variados serviços, alguns dos quais podem até ser diretamente deduzidos na conta de água do mês seguinte.

Estes serviços incluem:

  • Reparação de tubagens;
  • Instalação de tubagens (aplicável a contadores de água de serviços comuns);
  • Substituição de torneira de segurança e torneira de passagem (com válvula "olho-de-boi");
  • Vedação de torneiras;
  • Aberturas e fechos da água em casos urgentes ou de reparação;
  • Monitorização do consumo de água e eventuais anomalias através do serviço Waterbeep;
  • Controlo metrológico dos contadores de água fria;
  • Ensaios e calibrações dos contadores de água fria e medidores de caudal;
  • Testes de desempenho e de recepção qualitativa de contadores de água fria e medidores de caudal.

Qual a sua tarifa da EPAL em 2025?

Consulte em detalhe os preços da EPAL, estabelecidos de acordo com os vários escalões disponíveis. Verifique abaixo as diferentes condições de adesão e tarifas da EPAL:

Tarifas da EPAL 2025
Tipo de EscalãoNível de consumo de água (m3)€/m3
1º EscalãoAté 50,4458
2º EscalãoEntre 5 e 150,8338
3º EscalãoEntre 15 e 251,9625
4º EscalãoSuperior a 252,4977
Tarifa Social da EPAL 2025
Tipo de EscalãoNível de consumo de água (m3)€/m3
1º EscalãoAté 150,4458
2º EscalãoEntre 15 e 251,9625
3º EscalãoSuperior a 252,4977

A tarifa social da EPAL destina-se a famílias cujo rendimento bruto é menor do que 75% do valor anual do salário mínimo garantido.

Tarifa Familiar da EPAL 2025*
Tipo de Escalão€/m3
1º Escalão0,4458
2º Escalão0,7314
3º Escalão1,9625

*Destinada a agregados familiares iguais ou superiores a 5 pessoas.

Roturas e Faltas de Água na EPAL

As avarias da EPAL na interrupção do abastecimento de água podem ter diferentes motivos.

Nesta secção, ajudamo-lo a saber como proceder em ocorrências de falta de água ou até de uma possível rotura ou fuga de água domiciliária.

  • No caso de uma rotura de água domiciliaria da EPAL deve...
  • Fechar todas as torneiras, excepto a torneira de segurança. Se o ponteiro de cor vermelha da torneira de segurança se mover, existe perda de água pelas torneiras ou autoclismo ou então é uma rotura não visível.
  • Ao se tratar de uma rotura visível, incluindo nas canalizações e torneiras, feche a torneira de segurança e proceda à reparação.

Caso permaneça com problemas no abastecimento de água, consulte o contacto telefónico de avarias da EPAL.

Se o seu problema não é uma fuga mas ainda assim a sua rede de abastecimento está com perturbações, pode estar perante uma ocorrência de falta de água com a EPAL.

Sendo caso disso, confirme de imediato que as torneiras estão fechadas e desligue os aparelhos elétricos que funcionam à base de água.

Ao verificar que não existe interrupção no abastecimento da sua zona, siga então os seguintes passos:

  1. Averigue se a falta de água acontece em todo o prédio ou apenas no seu domicílio;
  2. Certifique-se de que a torneira de segurança, próxima do contador, está na posição aberta. Para tal, deverá manobrá-la no sentido oposto aos ponteiros do relógio.

Se receber um alerta de interrupção no serviço de abastecimento, recomenda-se que calcule a quantidade de água necessária para o período afetado.

Quer falar com um especialista?

Ligue e receba aconselhamento gratuito.

Assessor Independente

Quer falar com um especialista?

Deixe-nos o seu contacto e nós ligamos-lhe.

Assessor Independente

Perguntas Frequentes sobre a EPAL Lisboa

O que é a EPAL?

A EPAL ou Empresa Portuguesa das Águas Livres é responsável pelo abastecimento de água potável e pela gestão dos serviços de saneamento nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo.

A quem se destina a tarifa social da EPAL?

A tarifa social da EPAL foi criada para famílias em contexto de carência económica, com um rendimento bruto menor do que 75% do valor total do salário mínimo anual.

O que faço em caso de rotura domiciliária com a EPAL?

Feche todas as torneiras exceto a de segurança e observe o movimento do ponteiro vermelho; se se mover, pode indicar uma rotura não visível. Em caso de rotura visível, feche a torneira de segurança. Se necessário, reporte à companhia pela linha de avarias da EPAL.

Conheça a EPAL